arrow_backVoltar

The end

Projeto de lei que proíbe estrangeirismos é aprovado

13.12.07

Projeto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que proíbe o uso de estrangeirismos no país foi aprovado nesta quinta-feira (13) pela  Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.


O projeto propõe que toda palavra ou expressão escrita em língua estrangeira e destinada ao conhecimento público no Brasil deverá vir acompanhada, em letra de igual destaque, do termo correspondente em português.


A regra inclui meios de comunicação de massa, mensagens publicitárias e informações comerciais.


O projeto foi aprovado anteriormente pelo Senado. Para entrar em vigor, deverá ser aprovado pelo plenário da Câmara.


Leia nota relacionada ao assunto aqui.


Valéria Campos


Comentários

Rosa
- Pizza tem o mesmo spelling em inglês.


Duda - Imaginem as propagandas de TV: Maquina do Tempo LG. Tela Larga e Ampla. Alta Resolução. Função Dorme. Sistema Duplo Digital Pró Lógico. Cinema em Casa. Saída 5.1 Canais. LG. A vida é boa! Agora, me vê um cachorro quente.


Complô - Caetano está por trás disso tudo.


Duvida - Como ficam os Ombudsman?


Flávio - Finalmente um projeto importante foi aprovado nesse país! Ufa.


Paulo - Será que o nobre deputado fala inglês?


keyla - eu acho que vai ser mais legal... Se vendem mc pollo na espanha, por não vender McFrango, por aqui?


Faria - Nossa! mudou a minha vida, olha....até que enfim uma coisa útil como essa em votação...


Helton Picolo - Finalmente o Brasil tem voz ativa em cima dessa publicidade globalizada!


Edson Mazieiro - Deveriam proibir os filmes comerciais que estão sendo exibidos em canais pagos e que são veiculados sem nenhuma adaptação. Todo no original, seja em inglês, francês, alemão e por aí vai. Atenção: são canais que tem locução em português ou seja, estão dirigidos ao país. Mais uma perda de tempo que não leva a nada. É só isso que eles sabem fazer.


Josiel Mendes - Até que enfim realmente alguém abriu os olhos para a desvalorização e rebaixamento que estavamos nos sujeitando... PARABÉNS ao dep. ALDO REBELO


Marquim Fonseca - oh shit!!! (ó merda!!!) esses caras não tem coisas mais importantes para aprovar na Câmara? Essas merdas (that's shit) eles aprovam rápido.


Cyro Bressane - Pensar ou dispensar. converter ou subverter, significar ou traduzir? A nós comunicadores cabe a escolha por emitir a mensagem mais adequadas! Como os camaleões, iremos nos sair bem de mais esta!


Fernando - Desperdício de tempo. Desperdício de dinheiro. Desperdício de papel. Desperdício de energia. Desperdício de trabalho. Considero uma bobagem perder tempo de vida tentando forçar a nacionalizar os termos importados. O Brasil é rico demais em culturas, idiomas, etc e os termos surgem naturalmente estimulando as pessoas a pensarem e se interessarem por outras culturas. Na minha opinião, que é inútil, este tipo de projeto não nos leva a nada e é puro desperdício, mas é só minha opinião.


Fernando - Em tempo, como fica o Marketing?


Davi - Meu deus.... uma coisa dessa tinha que vir de um deputado pertencente a um partido comunista. Acho que ele quer ser Lenin ou Marx.... agora me diz... em que esse projeto vai melhorar nossas vidas???? Tô legal viu...


Maria Helena - Trilha de filme também vai sofrer? Vai parecer karaokê de buteco...


Douglas Merighi - Os comerciais de TV fechada são de marcas elitizadas e o target (ou boa parte) entende. O uso do estrangeirismo é uma maneira de "valorizar" o consumidor, como se somente ele entendesse a mensagem e o vizinho burro não... certo? errado? depende do objetivo da comunicação


Alfredo - Nessas horas eu olho pro céu e digo: Jesus, where are you? Meu deusi...que vontade de chorar.


Denis - Em um mundo cada dia mais globalizado, com um número crescente de expressões universais, em diversos idiomas, este projeto só serve para fazer o Brasil regredir ainda mais no tempo, ao invés de evoluir. Em um país com 75% de analfabetos funcionais, o problema não está no estrangeirismo, mas na péssima qualidade da educação no Brasil. A continuar assim, em breve voltaremos a usar "ph" ao ninvés de "f" e "vossa mercê". Sinceramente, nossos nobres representantes não têm nada de bom para oferecer ao país.


bandim - pra variar, o bom senso vai pro espaço. não sei o que é mais estúpido, usar palavras como "sale" e "off" nas vitrines, ou proibir o seu uso. agências, clientes, políticos, povo meu, uni-vos pelo bom uso da língua e pelo anti-provincianismo. estrangeirismos enriquecem qualquer idioma, desde que usados apropriadamente. a língua não pode ser usada com fins nacionalistas, mas tb não pode ser esquecida. bom senso, bom senso...


Carlos Cuco - Ops: Aldo Rebelo não é aquele deputado comunista que acredita em Deus? "menas", deputado, "menas"...


Marcelo - Muito útil mesmo! Não há coisa mais importante pra se preocupar no nosso país.


José Netto - E hospital ?! Será que o nobre deputado vai mudar também ?!


ju - fala sério!


Mau Filho - Eu concordo. Tem gente que acha que o Brasil é somente SP capital, classe média A e B, que fala inglês, espanhol, etc. E pelo jeito os publicitários aqui tbm desconhecem o Brasil, de educação precária. O povo não fala direito nem o português, não sabe escrever e entender o que costuma ler - será que entendem "WET GROUND" "FOR SALE", etc?????????


Dias Gomes - É bom mesmo que isso seja aprovado. Para com essa bobagem de americanização, tirar esse dialeto da moda das vitrines. E a desculpa de ser mais curto não vale. -50% é melhor que 50% off...


Ramon - Debate no CCPR sobre o tema, antes da aprovação. http://www.ccpr.org.br/interna.php?pagina=pontovirgula&tpg=2&id=106


Nicola - Agora é torcer para que um projeto dessa magnitude ÑÃO passe no plenário da Câmara. Já pensou você ser obrigado a pedir um "Grande 2 hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com Gergelim" ? Ou abrir seu computador de manhã e ler "Janelas" ? E como se traduziria I Pod ? Peraí, então não tem sentido incorporar ao nosso alfabeto as letras k, w e y !!!!


MacBAU - Nos livramos da CPMF e ganhamos esse "presentão" do ALDO !! Pôxa, eles não deixam a gente ser feliz por completo, nunca! Acho coisa de "jeca", caipira, esse negócio de "proibir" por lei o jeito da gente se comunicar, falar... Só a Academia (letras) deveria "apitar" sobre a questão, e não os 'nobres' deputados. Isso não ajuda o BRASIL em nada!!! Perda de tempo... FUI!


 


 

The end

/