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The Future 100

Tendências para 2021: de ghost kitchens a anúncios no TikTok

22.01.21

A Wunderman Thompson acaba de lançar seu relatório anual de tendências, The Future 100. A equipe da Wunderman Thompson Intelligence mergulha em temas, inovações e análises para apontar o que pode se popularizar em relação ao comportamento do consumidor e da sociedade em dez setores diferentes.

As cem tendências estão relacionadas a estes setores: cultura, tecnologia, viagens, branding e marketing, alimentos e bebidas, beleza, varejo, saúde, negócios e finanças. Pela primeira vez, o relatório analisa as tendências de trabalho, com mudanças como a migração do trabalho para casa e o aumento do desemprego ligado à pandemia. O documento avalia as transformações implicadas por esses fenômenos nas nossas vidas profissionais.

Para Emma Chiu, diretora global da Wunderman Thompson Intelligence, poucos experimentaram tanto drama em nível social e global quanto em 2020. Como consequência, o trabalho da equipe detectou ainda mais tendências do que costumam encontrar desde que o relatório começou a ser elaborado. Comportamentos que vinham evoluindo lentamente, por exemplo, se tornaram mainstream. Segundo ela, saber quais dessas tendências são importantes e por qual razão nunca foi tão essencial para os profissionais de marketing quanto neste momento, em que a própria sobrevivência de muitas marcas depende da adaptação ao ritmo das transformações.

O relatório pode ser baixado a partir daqui.

Veja dez tendências destacadas pela WT:


  • Micropreneurs: Há um boom de startups em formação. Elas foram alimentadas pela pandemia e também pelo aumento do desemprego, o que levou mais e mais pessoas a fazer do empreendedorismo seu próximo passo na carreira.

  • O bem-estar da imunidade: O mundo nunca esteve tão interessado em saber como o sistema imunológico pode ser estimulado. No próximo ano, veremos inúmeros especialistas nos dizendo como fazer para conseguir isso, desde tratamentos antigos à pesquisa de DNA. Nessa esteira, crescem os produtos e programas ligados a bem-estar.

  • Igualdade bancária: Um setor em que a inclusão está em ascensão é o bancário, especificamente os novos bancos que existem apenas online, como Simba e Greenwood. Eles atendem às demandas frequentemente esquecidas de grupos minoritários.

  • Cloud gaming: Como os games se tornaram a mídia mais recente a virar streaming, grandes companhias como Amazon, Google, Tencent, Microsoft, Sony e Facebook estão apostando alto nos jogos na nuvem.

  • Viagem multigeracional: Forçadas a passar tanto tempo separadas em 2020, muitas famílias estão mais propensas a tirar férias juntas, o que muitas vezes é uma escolha prática, embora cuidadosa.

  • Marcador ético: Crescem as plataformas que monitoram o comportamento das marcas, conforme mais pessoas tomam decisões de compra influenciadas por propósito.

  • Ghost kitchens: É um novo conceito de restaurante, que prepara refeições não servidas no local, uma influência do crescimento do delivery.

  • Forragem no pote: Marcas de skincare que usam plantas silvestres e forragens como ingredientes estão em expansão. Os produtos têm apresentado resultados promissores.

  • Beleza interseccional: Marcas independentes estão liderando o caminho na defesa da beleza interseccional, como a We Are Fluide, que faz ativismo pelo público LGBTQ +, e a Prados Beauty, uma empresa que pertence a uma comunidade indígena.

  • Live commerce: O “retail-tainment” está se movendo para o online, com experiências de compra atraentes e personalizadas em que streaming de vídeo é usado para demonstrar e vender produtos e interagir com os clientes em tempo real.


Aqui, mais tendências, mas estas relacionadas a marketing e comunicação (o item "Marcador ético" pertence a esta lista):

  • Branding together: Marcas estão mudando a ideia de competição para unificarem esforços em nome de desafios sociais e ambientais.

  • A linguagem visual da conectividade: Em tempos de pandemia, como as marcas podem transmitir a ideia de união sem parecer irresponsáveis devido aos riscos de aglomeração?

  • Anúncios no TikTok: O hit da Geração Z está mudando a cara das campanhas e das marcas e o TikTok está bem preparada para capitalizar isso de uma maneira importante em 2021.

  • Grandes marcas se tornam circulares: Da Gucci a Uniqlo, as empresas de moda estão entrando no mercado de segunda mão.

  • Flexperiences: Empresas inovadoras estão encontrando novas maneiras de reutilizar lugares que foram esvaziados pela pandemia, como aeroportos e cinemas, criando experiências híbridas e adaptáveis.

  • Brand safety: O conceito tem de ser o último a ser checado quando se comunicam os valores da marca. O contexto é rei.

  • Campanhas para animar: Em um ano de doença, pobreza e muitas dificuldades, as marcas e os profissionais de marketing estão tentando animar as pessoas, especialmente durante os principais feriados.

  • Fidelidade do torcedor: Os esportes estão criando as bases para um maior engajamento do consumidor digital.

  • Brand academy: Patrocinar projetos e plataformas de ensino não é novidade. Mas criar programas compartilhados podem ser o futuro da educação?

The Future 100

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