Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
57% dos brs esperam receber compras em até 24h
O consumidor brasileiro busca experiências digitais "rápidas, personalizadas e confiáveis", de acordo com o estudo global "The Future Shopper 2025", realizado pela VML, do grupo WPP.
Foram avaliados hábitos de compra de mais de 25 mil consumidores, em 16 países (incluindo o Brasil) para traçar tendências de consumo em um cenário de transformação acelerada.
Entre os principais insights para o Brasil estão:
Digital domina o bolso: 58% dos brasileiros gastam mais em compras online do que em lojas físicas (o país é o segundo do ranking, atrás da China e empatado com a Arábia Saudita). E 65% acreditam que esse número vai crescer nos próximos cinco anos.
Ansiedade por entregas: 57% esperam receber suas compras em até 24 horas. Para medicamentos e bebidas alcoólicas, a expectativa é que o delivery chegue entre 15 minutos e 1 hora.
Entrega gratuita fideliza: 55% apontam o frete grátis como principal fator de fidelização, à frente de qualidade do produto e velocidade.
Influenciadores: 55% dizem que influenciadores digitais impactam suas decisões de compra - 18% acreditam que criadores de conteúdo influenciam mais que familiares e amigos.
Redes sociais como vitrine: 67% já compraram via redes sociais - Instagram à frente com 38%. TikTok é a plataforma que mais cresce, chegando a 13%.
Mobile é rei: 65% preferem comprar pelo celular (10% a mais que em 2024).
País de origem importa: 88% consideram fundamental o país de origem do produto na decisão de compra (crescimento de 17% em relação ao ano anterior).
Preocupações financeiras: custo de vida (27%), inflação (17%) e impostos (17%) são as principais fontes de estresse, enquanto tarifas preocupam apenas 3%.
IA no dia a dia: 84% já utilizam inteligência artificial, principalmente para tradução, trabalho e criação de imagens. O uso para compras é pequeno, mas 64% esperam que a IA ajude a encontrar os melhores preços e produtos.
O estudo completo está disponível em inglês para consulta no site da VML.
Ingressos para o Festival do Clube de Criação 2025 estão à venda aqui. Não perca. Espalhe. Nos vemos no Memorial.
Clube de Criação 50 Anos