arrow_backVoltar

The Last of Us

Às vésperas do episódio final, música embala sucesso da série

20.05.25

De tempos em tempos, vem uma série e arrebata uma legião de fãs. Comove. Faz com que as pessoas criem algo com base na história. Ou resgatem uma obra do passado que está contemplada na nova produção. É o caso de “The Last of Us”, da HBO, que entregou neste domingo, 18, o sexto e penúltimo episódio da segunda temporada e que está gerando uma imensidão de comentários e posts carregados de emoção. Uma parte dessa carga tem a ver com a música.

O capítulo em questão, The price”, mexeu com a audiência por completo. Mas um dos momentos cativantes envolveu a canção “Future Days”, da banda Pearl Jam, lançada em 2013. No episódio, Pedro Pascal, no papel de Joel, toca violão e canta a música para Bella Ramsey, que faz a personagem Ellie (para quem não sabe, os dois têm uma relação de pai e filha na trama, embora eles não tenham parentesco). Como se diz nas redes sociais, quem não se emocionou, está maluco.

O poder da música em “The Last of Us” vai além da tela. Ela se estende a ações fora da produção. Um clipe inspirado no episódio 6 foi lançado pela plataforma de streaming Max no Brasil, com uma canção original de Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno. Fã da série, ele tem compartilhado publicamente como sua vida se transformou desde o nascimento de sua filha, Sky, há nove anos.

Lucas toca violão e canta “Vou Estar com Você” em meio a trechos do episódio. Sky participa do vocal. O clipe foi apresentado nas redes da Max. A ação segue os moldes de outros projetos desenvolvidos pela marca para a série, como o vídeo feito pelo músico mexicano Macario Martinez, um artista que viralizou no TikTok, para a HBO Latam.

Veja as duas canções mais abaixo, e também o trailer do episódio 6 e o momento em que Joel canta para Ellie.

Future Days”: do game para a TV

A música já tinha peso importante no game que deu origem à série e que foi lançado em 2013. Em “The Last of Us Part II” (2020), um dos momentos mais famosos é exatamente quando Joel canta “Future Days” e promete a Ellie que vai ensiná-la a tocar violão. Era, portanto, uma cena aguardada pelos fãs da franquia da Naughty Dog, desenvolvedora do jogo.

As atuações de Pedro e Bella no episódio 6 já estão entre as mais elogiadas pela crítica e pelo público que acompanha a produção da HBO. Depois dele, muita gente foi atrás da canção do Pearl Jam.

O grupo fez um EP com as músicas que tocam na série. Ele está disponível no Spotify desde o dia 12 de maio, dia seguinte ao capítulo 5, quando Ellie toca a canção que aprendeu com Joel. Uma das versões de “Future Days” nesse EP é ao vivo. Eddie Vedder, o vocalista do Pearl Jam, a dedica a Joel e Ellie.

Outro ponto que merece menção é a contribuição do compositor argentino Gustavo Santaolalla tanto para o game quanto para a série. Ele assina a trilha sonora original dos dois jogos (“The Last of Us” e “The Last of Us Part II”). Na produção de TV, ele criou a trilha, junto com David Fleming. Santaolalla não se limitou a reutilizar temas do jogo. Ele desenvolveu novas composições. Além disso, teve uma aparição na série, interpretando um músico que toca na cidade de Jackson, onde Joel e Ellie vivem desde o final da primeira temporada.

Quem quiser conhecer a trilha da primeira temporada da série, basta acessar aqui. A da segunda temporada ainda não está disponível.

Audiência e venda impulsionada

Nos EUA, a estreia da segunda temporada atraiu mais gente do que a da primeira. O IMDb publicou que o episódio 1 da atual temporada alcançou 5,3 milhões de espectadores, um aumento de 13%, comparando estreia com estreia. A audiência do capítulo inaugural de “The Last of Us” na tela foi de 4,7 milhões de pessoas.

De modo geral, a série é fiel à narrativa do jogo “The Last of Us”. Uma parcela dos fãs do game, porém, gostaria da mais absoluta fidedignidade à história. Mas se trata de uma adaptação, o que implica em mudanças na transposição de um formato para outro.

Com o sucesso da série, a franquia ganhou novo impulso. O game vendeu até dezembro de 2022 mais de 37 milhões de cópias. Com a primeira temporada, que estreou em janeiro de 2023, as vendas subiram para 40 milhões, segundo estimativas do mercado. Faltam dados sobre esse efeito a partir da segunda temporada.

Na tela da TV, a narrativa ganha uma terceira parte já que a história do volume 2 do jogo foi dividida em duas. Quanto ao game, não se sabe se a Naughty Dog vai lançar a terceira temporada.

O episódio 6 desta segunda temporada foi dirigido por Neil Druckmann, cocriador da franquia e diretor criativo do game. Ele também escreveu o capítulo ao lado de Halley Gross e Craig Mazin, os principais responsáveis pela adaptação televisiva.

O capítulo final da segunda temporada será exibido no dia 25.

Confira também as redes sociais do Clube:
InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

The Last of Us

/