arrow_backVoltar

The Rembrandt Tutorials

JWT Amsterdam e ING recriam voz de artista holandês

01.03.19

Depois do premiado case "The Next Rembrandt", que usava inteligência artificial para criar uma nova pintura como se estivesse na própria mão do artista, e que abocanhou GP de Creative Data em Cannes em 2016 (leia e veja aqui), a J.Walter Thompson Amsterdam e o banco ING voltam suas atenções ao pintor holandês, para marcar o 350º aniversário de sua morte.

Agora, agência e anunciante apresentam o projeto "The Rembrandt Tutorials" (assista a apresentação da campanha, abaixo), uma série de vídeos tutoriais desenvolvidos a partir da recriação da própria voz do artista.

Rijksmuseum, patrocinado pelo ING, analisou a personalidade de Rembrandt e sua técnica de pintura. ING e JWT, trabalharam, em seguida, com o Dutch Language Institute, para traduzir os vídeos ao tipo de holandês falado na época de Rembrandt. Já os especialistas da Universidade de Leiden forneceram consultoria sobre a reprodução da pronúncia do século XVII.

Por fim, o time trabalhou com cientistas do Carnegie Mellon de Pittsburgh para recriar o som da voz de Rembrandt - levando em conta dados como a estrutura física de sua cabeça e pescoço - como retratada em pinturas do artista.

O filme que apresenta a campanha (assista abaixo) direciona os espectadores para o site do ING, onde podem ser conferidos os tutoriais.

 

The Rembrandt Tutorials

JWT Amsterdam e ING recriam voz de artista holandês

/