Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Tendência é que veículos cobrem por acesso a conteúdo
A publicidade na internet cresce cerca de 80% ao ano. No entanto, buscadores e redes sociais concentram grande parte desta expansão. A receita com publicidade digital só cresce 3% ao ano nos grandes jornais.
Por isso, segundo a pesquisa The State of News Media, da Pew Research, a tendência é que os veículos tradicionais sigam o exemplo do norte-americano The New York Times e busquem uma nova fonte de faturamento: a cobrança pelo acesso a conteúdo exclusivo.
Além da dificuldade em atrair publicidade online e em dispositivos móveis, a busca pela receita com a cobrança por conteúdo de qualidade virou tendência nos EUA, porque a venda de anúncios impressos caiu 10% somente no ano passado.
A circulação de jornais, após diversos anos de queda, agora mostra uma tendência de estabilização no país - no entanto, não há razões para acreditar que ela volte a crescer.
The New York Times mostrou que é possível convencer os leitores a comprar conteúdo de qualidade. O diário americano adotou o modelo "taxímetro", que foi seguido por diversas outras publicações: ele permite que os leitores "degustem" até dez artigos por mês antes de iniciar a cobrança. Com o esquema, o jornal chegou à marca de 896 mil assinantes digitais. Hoje, conseguiu inverter uma tendência histórica: a maior parte de sua receita vem da circulação, e não mais da publicidade.
Com Estadão.