Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Axa reconhece violência doméstica como risco em apólice de seguro
A seguradora Axa alterou suas apólices de seguro em toda a França, a fim de reconhecer a violência doméstica como um risco, em iniciativa criada em parceria com a Publicis Conseil.
Apoiada por uma campanha publicitária, a ação oferecerá apoio emergencial para realocação em casos de violência doméstica.
Na França, o número de denúncias de vítimas de violência doméstica nas delegacias dobrou entre 2016 e 2023, passando de mais de 124 mil para mais de 270 mil e estima-se que, somando os casos não denunciados, o número real de vítimas se aproxime de 1 milhão a cada ano, segundo a ONG Fondation des Femmes.
De acordo com o Ministério do Interior francês, 77% das ligações para a linha nacional de ajuda para violência doméstica mencionam a necessidade urgente de encontrar moradia alternativa.
A Axa destaca que muitos fatores podem impedir uma mulher de deixar um lar violento. Mas uma das principais barreiras à saída para as vítimas de violência doméstica é a falta de soluções de realojamento, o que as obriga a permanecer em casa.
Quando uma vítima de violência doméstica busca ajuda, isso geralmente coincide com um pico de perigo, uma escalada da violência. Nesse contexto, é crucial que se aja rapidamente. As seguradoras já são especializadas em realojamento emergencial em caso de desastre, como incêndio ou inundação, oferecendo sistemas de assistência para realocar uma família em até 24 horas, em uma acomodação equivalente.
Com essa expertise, a seguradora pode fornecer assistência rápida e garantir que a vítima e seus filhos sejam realocados com segurança. A Axa passa a intervir durante a janela de emergência crítica para ajudar as mulheres, para que depois organizações sem fins lucrativos forneçam apoio a longo prazo.
A Axa França apresenta duas novas garantias em suas apólices de seguro residencial: apoio jurídico, psicológico e financeiro, fornecido pela Juridica, subsidiária de proteção jurídica da Axa França, por meio de uma equipe de 50 advogados treinados para auxiliar vítimas de violência; e cobertura de realocação emergencial por um período de sete dias (renovável) para a vítima e seus filhos, com o intuito de oferecer tempo e segurança para tomar as medidas essenciais e encontrar uma solução de moradia a longo prazo.
Para divulgar o novo sistema de apoio, a Axa apresenta a campanha "Three Words", composta por comercial para TV (assista abaixo), outdoors e estratégia para mídias sociais, criada pela Publicis Conseil.
O filme explica a iniciativa e detalha o processo de apoio às vítima. A ideia é alcançar também parentes das vítimas, que podem informá-las e apoiá-las.
O esforço também conta com um curta-metragem (veja abaixo), dirigido por Marjory Dejardin em colaboração com Sarah Barukh, que acompanha todo o processo de apoio às vítimas, desde o momento em que elas entram em contato com a Axa, destacando os esforços daqueles que trabalham para ajudá-las.
Após o lançamento na França, o grupo Axa considera a possibilidade de expansão da iniciativa para outros países.
“Vítimas de violência doméstica são frequentemente isoladas de suas famílias e amigos por seus parceiros abusivos. Como resultado, elas podem sentir que não têm saída. Quando uma seguradora como a Axa inclui a realocação de emergência em suas apólices de seguro residencial e comunica isso na mídia nacional, ela envia uma mensagem poderosa”, defende Agathe Bousquet, presidente do Publicis Groupe França.
Ficha Técnica:
AXA France
Alice Holzman Client Director
Executive Committee Member AXA France
Thomas Boutte Brand Director
Sophie Dupuis Latour Advertising Manager
Noemie Gayet Brand Project Officer
Anne Ferrandin Head Of Media
Faiza Dries Media Project Officer
Hélène Caillet Head Of PR
Gustavo Coura Guimaraes Press Public Relation Officer
AXA Global
Ulrike Decoene Group Chief Communications
Virginie Bercot Global Brand Director
Ida Catuelan Global Advertising Manager
Emma Oumeddour Global Brand Project Officer
Agency - Publicis Conseil
Agathe Bousquet Présidente Publicis France
Marco Venturelli Global CCO/CEO Leo -
CCO Publicis Groupe France
CEO/CCO Publicis Conseil
Sarah Lemarie Creative Strategy Lead
Pierre Mathonat Executive Creative Director
Claire Viala Client Lead France
Marie Wallet Global Client Lead
Antoine Collignon Global Strategy Director
Francois Borel Client Service Director
Juliette Llory Account Director
Nadia Ragragui Account Executive
Carla Cabalfin Deputy Global Client Lead
Maude Gourrier Global Account Director
Maud Robaglia Head of Art
Francesca Vitello Copywriter
Laura Aondio Artistic Director
Arnaud Cherbonnier Copywriter
Vincent Tavernier Artistic Director
Benjamin Amadei Motion Designer
Cecile Cuzin Process Manager
Geraldine Sorhaitz Process Manager
Julie Nudelman Traffic Manager
Agency - Publicis Consultants
Juliette Prigent Global Director
Elsa Peretti Associate Director
Marie Quinette Account Director
Axelle Gadala Account Director
Lea Corblin PR & Influence Consultant
Media - Wavemaker
Julien Boyer CEO Wavemaker France
Jordan Coutault Business Partner
Elvire Padovani Account Director
Assia Birba Account Manager
Juliette Fernandes Account Executive Intern
Haley Rubin Global Business Lead
David Hugonnet Digital Lead
Tania Duval Global Planning Director
Laurent Thevenet Global Planning Lead
Artem Agvsutov Global Digital Account Manager
Noemie Mendes Account Director Programmatic
Benjamin Talineau Programmatic Trader
Chloe Lignier Content Director
Juliette Petit Media Trader Radio
Marine Daumont Team Lead Audio
Marwan Massad Trader Media Multiscreen
Nicolas Bourgeois Account Manager Multiscreen
Walter Flahaut DOOH Business Director
Marie-Amelie Marchand OOH Account Director
Louis Brouard Strategic Planner
Sacha Bury Chief Strategic Officer
Olivier Durand Account Manager Press
Nesrine Hileli Social Media Paid
Production - Prodigious
Armelle Sudron Producer
Berenice Bouvart Producer
Marie Caron Production Director
Elizabeth Dovjenok Assistant Production Director
Marjory Dejardin Director
Sarah Barukh Screenwriter
Mathilde Fanet First Assistant Director
Maya Rosa Sound Supervisor
Frederique Robert Make Up Artist
Mehdi Manser Director Of Photography
Clementine Peron First Assistant Camera
Damien Perrolaz Sound Supervisor
Remi Dufour Chief Lighting Technician
Philippe Bourdon Production Manager
Louis Lebastard Electrician
Pierre Huon Postproduction
Thomas Fernandez Film Editor
Chloe Thomas Film Editor Assistant
Vivien Villani Compositor
Alexia Besnarous Postproduction
Marie Faivre Postproduction
Yoann Bouchard After Effect
David Perez After Effect
Carsten Kruger Audio Producer
Clube de Criação 50 Anos