Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Comercial do Groupon gera polêmica
A estreia do site de compras coletivas Groupon nos comerciais do Super Bowl, nos EUA, pretendia ser engraçada, mas acabou provocando polêmica ao fazer piada sobre um tema social sério: o Tibete.
Em um dos comerciais (assista aqui), o ator Timothy Hutton afirma que "as pessoas no Tibete estão com problemas, sua cultura está em risco", enquanto fotos do Tibete são mostradas na tela.
No decorrer do filme, porém, o espectador percebe que ele está, na verdade, promovendo um cupom do site para comer peixe com curry, informa a Folha.
O comercial gerou reações negativas nas redes sociais Twitter e Facebook. Organizações de defesa dos Direitos Humanos criticaram a peça por minimizar a situação do Tibete, que vem sendo controlado pela China há 60 anos. A maneira do governo chinês lidar com o Tibete é frequentemente alvo de protestos desses grupos, que acusam o país de repressão política.
O filme faz parte de uma série de comerciais do Groupon que trata 'com humor' questões sociais importantes mas que, ao mesmo tempo, chama atenção para a arrecadação de fundos para ajudar.
Todos os filmes indicam para o espectador um site e encorajam os visitantes a doar recursos para cada uma das causas relacionadas aos comerciais, incluindo o Tibet Fund e o Greenpeace.
Os outros dois filmes da série veiculados no Super Bowl no domingo mostram o ator Cuba Gooding Jr. falando sobre a situação das baleias, e depois vendendo cupons para um cruzeiro, e Elizabeth Hurley lamentando o desmatamento e em seguida falando sobre um desconto para uma depilação em 'estilo brasileiro'.