TikTok doa US$ 250 mi

Ações beneficiam profissionais de saúde, da educação e das artes

13.04.20

O presidente do TikTok, Alex Zhu, anunciou a doação de US$ 250 milhões para apoiar profissionais de saúde, de atividades criativas e artísticas, educadores e comunidades locais que estão entre os principais atingidos pela covid-19. O valor está distribuído em diferentes ações.

O TikTok criou o Fundo de Ajuda aos Heróis da Saúde. Nesse caso, a doação é de US$ 150 milhões, destinados a equipes médicas, suprimentos e alívio de dificuldades para os profissionais de saúde. O dinheiro será encaminhado a organizações locais, como aconteceu com a parceria com a Fundação CDC, dos EUA (para a qual reservou US$ 15 milhões). Outro exemplo é a doação de US$ 10 milhões para o Fundo de Resposta Solidária para a Covid-19 da OMS. A empresa informa ainda que está trabalhando com parceiros globais e locais para distribuir máscaras e outros equipamentos de proteção individual a hospitais na Índia, Indonésia, Itália e Coréia do Sul, entre outros países.

Há também o Fundo de Assistência Comunitária, voltado a comunidades vulneráveis, profundamente impactadas pelos danos econômicos e à saúde causados pela pandemia. Foram destinados US$ 40 milhões para organizações que atendem grupos representativos de diversas comunidades de usuários do TikTok, incluindo músicos, artistas, enfermeiros, educadores e famílias. Nessa divisão, estão programas como o After-School All-Stars, focado em distribuir alimentos para famílias com crianças que dependem da merenda escolar, e o MusiCares, que apoia artistas, compositores e profissionais da música, afetados pelo cancelamento de contratos, shows e outros trabalhos ligados à atividade.

Com o Fundo de Aprendizado Criativo, dezenas de milhões de estudantes em todo o mundo fora da escola e educadores serão beneficiados. As doações também estão reservadas a profissionais criativos de organizações sem fins lucrativos, como museus, e do setor de bem-estar. Conteúdo educacional criativo em plataformas como o TikTok pode ajudar a população confinada em suas casas. A companhia fornecerá US$ 50 milhões em subsídios para entidades e profissionais cujas habilidades e conhecimentos do mundo real podem ajudar a espalhar informações educacionais e materiais úteis como cursos em formato acessível a distância.

Outra iniciativa é a oferta de ajuda a pequenas e médias empresas para que possam recomeçar suas atividades (são US$ 100 milhões em créditos de anúncios). Esse programa começará a ser lançado nos mercados nos próximos meses, dependendo das decisões das autoridades de saúde pública de todo o mundo sobre quando e como reiniciar as operações comerciais.

Essas medidas, entre outras, e ainda o incentivo à produção de conteúdo que proporcione conforto - como a ação #HappyAtHome - são formas de o TikTok ajudar a sociedade a enfrentar a pandemia. A empresa avisa que, no futuro, buscará ativamente mais maneiras de contribuir, incluindo a identificação de meios mais eficazes de alocar fundos restantes para apoiar as necessidades de ajuda em andamento.

Zhu diz, em comunicado, que este “pode ser um momento sério, mas no TikTok ainda se pode ser alegre - e profundamente inspirador. Estamos comprometidos em fazer nossa parte nessa onda global de mútuo apoio e dedicação. Queremos ampliar tudo o que estamos vendo em nossa comunidade e traduzi-lo em alívio concreto para os mais afetados por esta crise.”

TikTok doa US$ 250 mi