arrow_backVoltar

Time 100 Most Influential Companies

Entre as empresas + influentes, uma brasileira

28.04.21

Famosa por apontar as personalidades mais influentes do mundo, a revista Time resolveu fazer algo semelhante com corporações. Nesta terça-feira, 27, apresentou o ranking 100 Most Influential Companies, uma lista que expande a franquia TIME100. Nela, estão empresas que a revista destaca como “negócios que têm impacto extraordinário no mundo”. Uma das eleitas é a fintech brasileira Nubank.

Para montar a lista, os editores da Time solicitaram indicações para vários setores, como saúde, entretenimento, transporte e tecnologia para sua rede de jornalistas e correspondentes pelo planeta. Depois foram avaliados alguns fatores considerados fundamentais, entre eles relevância, impacto, inovação, liderança, ambição e sucesso.

No meio das 100 companhias estão desde gigantes como Unilever, P&G, Disney, Apple, Facebook e Google a líderes da indústria farmacêutica, tão essenciais nestes tempos de pandemia (não à toa, estão na lista fabricantes de vacina contra a covid-19).

Plataformas digitais que transformaram hábitos do público, inclusive durante a quarentena, também se destacam, como Netflix, TikTok, Twitter, Zoom, Bumble e Airbnb – e com direito ao Clubhouse. A relação conta com marcas que cresceram com transações feitas pela internet, como Mercado Livre, Shopify e Alibaba. E traz ainda companhias que seguem tendências de comportamento como Beyond Meat (consumo de alimentos plant based), TerraCycle (de reciclagem), Strava (app de práticas esportivas), Headspace (voltado para mindfulness) e Tilray (focado no mercado de cannabis).

A lista completa – que foi dividida em cinco segmentos (Pioneiros, Líderes, Inovadores, Titãs, Disruptores) está aqui.

Sobre o Nubank, que está entre os Líderes, a Time aponta que a fintech, a maior da América Latina, “está ajudando milhões de pessoas a cruzar barreiras ao oferecer variedade de serviços financeiros por meio de seu aplicativo para smartphone. Desde o início da pandemia, a base de clientes do Nubank no Brasil mais do que dobrou, chegando a 35 milhões de pessoas”.

A revista afirmou que o sistema bancário no Brasil há muito tempo enfrenta críticas de serviços inadequados, longos tempos de espera, burocracia labiríntica e taxas altas. “Junto com a prevalência do trabalho informal, isso ajuda a explicar por que cerca de 45 milhões dos 210 milhões de brasileiros não têm conta bancária, tornando quase impossível para eles acesso a crédito ou um meio de poupança”.

Time 100 Most Influential Companies

/