Tóquio 2020

Globo: 200 horas, 4 canais, 45 sinais e impacto para marcas

28.04.21

A Globo apresentou nesta quarta-feira, 28, um panorama de suas estratégias para a cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, cuja cerimônia de abertura está programada para acontecer daqui a 86 dias, em 23 de julho. Ao todo, serão 200 horas de transmissão na TV de disputas ao vivo, análises e reportagens, além de 4 canais no SporTV e 45 sinais reunidos no Globoplay.

Mantida sob a marca Tóquio 2020, a Olimpíada do Japão foi abalada pelo avanço da covid-19, como tudo no mundo, e teve de ser adiada para este ano e adaptada ao contexto da pandemia. Para preservar a saúde de atletas, delegações, profissionais da mídia e do próprio público, a competição teve de ser esvaziada, o que torna a cobertura pelos meios de comunicação ainda mais importante para esta edição.

Para medir como o brasileiro espera que serão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a equipe de Inteligência de Mercado da Globo realizou uma pesquisa com mais de 1.600 brasileiros, que foram entrevistados no início de abril. Os resultados mostram que 80% das pessoas consultadas afirmam que “será bonito ver os países reunidos novamente”, em especial depois de tanto tempo de isolamento social e de angústias enfrentadas pelos números da pandemia.

A pesquisa revelou também que 91% dos entrevistados pretendem acompanhar os Jogos. Para 70%, será mais interessante ver as disputas neste ano, já que a competição funciona como entretenimento e carrega mensagens de superação.

De acordo com esse trabalho, apesar dos apertos financeiros provocados pela pandemia, parte do público planeja melhorias na casa como forma de se preparar para a temporada olímpica – que se encerra em 8 de agosto para os Jogos Olímpicos, reabrindo em 24 de agosto para os Paralímpicos (que terminam em 5 de setembro). Segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados estão divididos entre aumentar a velocidade da internet (46% das respostas), comprar TV ou smart TV (30%), fazer contrato de pay TV (28%) ou de serviço de streaming (26%) e ampliar pacote de TV por assinatura (26%).

Durante os Jogos, a expectativa é que os brasileiros movimentem os setores de comida e bebidas. O levantamento da Globo indica que, enquanto acompanham uma competição, 44% do público compraram algo para comer ou beber na hora da disputa, 32% acionaram um delivery e 30% cozinharam algo diferente para o momento.

Associação com as marcas

O estudo trouxe dados para as marcas interessadas em se associarem aos Jogos. De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados acreditam que as empresas que apoiam a competição conquistam credibilidade – afinal, a Olimpíada conta com um prestígio que a notabiliza dentre vários outros eventos esportivos.

Para 82%, a preferência por comprar um produto ou serviço da marca aumenta. O mesmo índice vale se a pergunta é pela consideração em comprar dessa marca na próxima aquisição que fizer. O estudo indica que 81% das pessoas valorizam essas empresas por incentivarem conteúdo que proporciona esse tipo de entretenimento.

No caso dos Jogos Paralímpicos, os resultados mostram que o público valoriza as marcas por incentivarem o esporte (68% das respostas), admira mais as empresas que apoiam as modalidades (66%) e passa a recomendá-las (65%).

Mais detalhes da pesquisa podem ser conferidos na plataforma Gente, aqui.

Cobertura

O adiamento dos Jogos de Tóquio obrigou a Globo a fazer uma ampla revisão de seu plano de cobertura. Joana Thimoteo, diretora de eventos esportivos da Globo, revelou que as mudanças focaram a transmissão pela estrutura do grupo no Brasil. Não haverá um estúdio no Japão, porém foi montado um amplo espaço no Brasil para dar a sensação de que os profissionais da casa estarão em Tóquio. Será um estúdio de 270º.

Estes serão Jogos extremamente simbólicos. É o reencontro das nações”, enfatizou Joana. Além desse caráter de união, os jornalistas da Globo reforçam que, nesta edição, o Brasil poderá se sair melhor no quadro de medalhas. Na Rio 2016, foram 19. Neste ano, a delegação brasileira poderá conquistar 20 já que entre as novas modalidades estão duas em que o país é considerado uma potência: surfe e skate.

A Globo informou que terá 12 horas diárias de cobertura dos Jogos na TV aberta. O Globoplay contará com 45 sinais mais os canais ao vivo – entre eles os 4 do SporTV. E o time do Globoesporte.com estará mergulhado em Tóquio.

Tóquio 2020