arrow_backVoltar

Trem das Onze

Adoniran Barbosa em exposição no Farol Santander, em SP

19.07.18

A exposição Trem das Onze – uma viagem pelo mundo de Adoniran, patrocinada pelo banco Santander, pretende retratar a vida e a obra do compositor, cantor e ator Adoniran Barbosa.

Entre 24 de julho e 30 de dezembro, a mostra ocupará dois andares do Farol Santander, no centro da cidade de São Paulo, e promete levar ao público um acervo de fotografias, vídeos, partituras e trechos do documentário "Adoniran – meu nome é João Rubinato", de Pedro Serrano.

Durante quatro décadas, a esposa Matilde reuniu objetos pessoais de Adoniran, que também estarão expostos. Entre eles, o chapéu e a gravata borboleta característicos do artista, a aliança feita para a noiva com a corda de um cavaquinho, roteiros de peças para rádio e novelas em que atuou (com anotações de próprio punho) e o roteiro do filme não rodado "O Sertanejo", com dedicatória de Lima Barreto a Adoniran.

"A importância de recebermos esta mostra está diretamente conectada com nossa ideia de promover o resgate das memórias culturais e da cidade de São Paulo, aliadas à arte contemporânea.", comenta Paola Sette, gestora do Farol Santander.

O diretor Pedro Serrano divide a curadoria da mostra com o jornalista Celso de Campos Jr., biógrafo do sambista. Serrano também assina a direção do curta-metragem "Dá Licença de Contar" (2015), que reúne histórias de personagens das canções de Adoniran, e que será transformado em longa.

"Mergulhar nesse acervo riquíssimo nos permite descobrir a cada dia algo novo sobre a história do rádio paulista, do cinema nacional e, claro, da cidade de São Paulo. Procuramos selecionar peças que retratassem esse artista multimídia que foi o Adoniran. O visitante é capaz de compreender a trajetória artística e pessoal desse grande ícone paulista, numa experiência que dosa de maneira equilibrada o sensorial com o informativo", pondera Serrano.

Ficha Técnica:

Curadoria: Celso de Campos Jr. e Pedro Serrano

Concepção: Cássio Pardini e CaseLúdico

Produção Executiva: João Carlos Almendra e Julio Cesar Cardoso

Produção: Felipe Montuori

Pesquisa: Celso de Campos Jr. e Pedro Serrano

Textos: Celso de Campos Jr.

Projeto e Execução cenográfica: CaseLúdico

Diretor de Arte: Marcelo Jackow

Projeto Técnico: CaseLúdico

Assistente de Produção Executiva: Jacqueline Manzini

Design e Comunicação Visual: Tatiana Rizzo/Estúdio Canarinho

Patrocínio: Santander e Getnet

Apoio: Metrô de São Paulo e Instituto Galeria do Rock

Serviço:

Trem das Onze – uma viagem pelo mundo de Adoniran

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: de 24 de julho a 30 de dezembro

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)

Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)

 

Trem das Onze

/