arrow_backVoltar

Trendwatching.com

10 tendências para 2013

04.12.12


A trendwatching.com, empresa global que monitora insights e inovações aplicáveis aos negócios, divulga lista anual com algumas das mais importantes tendências de consumo para 2013.



Pela primeira vez, aparecem tendências para os negócios na América Latina. Na lista abaixo, as quatro primeiras tendências são as destacadas para o mercado latino-americano.



“A ideia de ‘matar o tempo’ já não existe na América Latina", conta Luciana Stein, diretora para a América Latina da trendwatching.com. “Mudanças, decisões e novos negócios estão acontecendo ainda mais rápido, aproveitando os consumidores, ansiosos para acessar o melhor em experiências, produtos e serviços. Consumidores experientes, conscientes do poder que possuem, se tornarão mais exigentes, independentes e cheios de opinião a dar”, afirma.



Abaixo, a lista com as 10 tendências para 2013:



1) Emerging: O comércio entre países latino-americanos sempre existiu, porém, há um aumento na criação de empresas de produtos e serviços inovadores, dentro e fora da região. O crescimento de consumidores com renda disponível e a fome de novas experiências resultarão em uma troca de novos produtos e serviços, cruzando do Chile para a Colômbia, do Brasil ao Irã.



2) Mobile Moments: Com o crescente poder dos consumidores da classe C, mais pessoas querem comprar as últimas novidades tecnológicas, independentemente da falta de serviços de banda larga na região. O Peru pode ser considerado como o país com a velocidade de acesso à internet mais lenta na América Latina, mas as vendas de tablets deverão ser quatro vezes maior neste ano em relação a 2011. Novos aplicativos e plataformas do México ao Brasil também estão satisfazendo as necessidades de consumo e de informação instantânea.



3) Appscriptions: Tecnologia digital é a nova medicina, com médicos e profissionais de saúde se valendo de aplicativos para melhorar os resultados de exames e tratamentos. Isto é uma tendência especialmente forte na América Latina, onde as preocupações sobre a saúde e o bem-estar estão crescendo rapidamente.



4) Celebration Nation: 2013 verá um aumento nos mercados emergentes do orgulho de exportar, e até mesmo de exibir, o patrimônio nacional e cultural.



5) New Life Inside: Em vez de ter um produto que pode ser facilmente descartado ou mesmo reciclado (por qualquer pessoa), 2013 verá um aumento de novos produtos que podem ser plantados e cultivados, com todo o "eco-status" e todas as "eco-histórias" que vêm com isso.



 6) Data Myning: a discussão sobre "big data" tem se focado na quantidade e no valor do uso de dados dos consumidores para o benefício das empresas. Em 2013, é necessário olhar para consumidores mais experientes e começar a reverter esse fluxo, buscando extrair o máximo de informação sobre estilo de vida. 



7) Presumers & Custowners: 2013 verá consumidores apaixonados abraçarem dois novos modelos de consumo: os "presumers", que gostam de se envolver, financiar e promover produtos e serviços, e os "custowners", que passam de consumidores passivos de um produto à posição de financiar e investir (ou, possuir ações) das marcas que gostam.



8) Again Made Here: mercados maduros como os EUA, França e Reino Unido terão recuperação na produção local m 2013. Conduzir esta tendência é uma resposta à necessidade dos consumidores por novos produtos e serviços e o desejo de experiências mais interessantes, combinado com as novas tecnologias das produções locais, como as impressoras 3D e as criações “make-on-demand”.



9) Full Frontal: As marcas devem deixar de simplesmente fazer declarações grandiosas sobre seus "valores" ou "cultura" e passar, de forma proativa, a mostrar e provar que não têm nada a esconder, oferecendo evidência real, inequívoca e clara sobre fatos reais.



10) Demanding Brands: No próximo ano, a expectativa é de que iremos testemunhar mudança ousada no relacionamento entre as marcas responsáveis ??e seus consumidores. Marcas altamente “ligadas” e conectadas, que estão apostando em um futuro socialmente responsável, exigirão que seus clientes também contribuam junto com elas, como parceiros, e assim ganharão o respeito - mesmo dos mais exigentes consumidores.



Para acessar as "10 Tendências Cruciais para 2013" na íntegra, clique aqui.



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


Trendwatching.com

/