arrow_backVoltar

Tunetorials

Tutoriais de compra de mídia viram músicas, por Spotify

08.10.25

O Spotify apresenta “Tunetorials”, campanha B2B criada pela FCB Nova York, que transforma tutoriais sobre compra de mídia em músicasvideoclipes de artistas emergentes (assista a três deles, abaixo).

Cada faixa aborda um tópico-chave, da mensuração da campanha ao ROI, com letras e batidas originais de artistas como Alex Lilly, Big Sis, o cantor de R&B Carter Ace e a banda italiana Parbleu.

Além dos videoclipes, a comunicação conta com filmes de 15" e 30", bem como discos de vinil de edição limitada.

O projeto explora a ideia de que aprender a comprar anúncios no Spotify não deve parecer uma lição de casa — deve soar como uma playlist que vale a pena repetir.

Uma das músicas mostra como os dados do Spotify ajudam as marcas a alcançar os ouvintes com precisão; outra explora os benefícios da combinação de formatos de áudio, vídeo e display; uma outra explica como ferramentas como o Spotify Pixel podem tornar o rastreamento e a otimização quase melódicos.

Com o 'Tunetorials', queríamos mostrar que aprender sobre estratégia de mídia pode ser tão envolvente quanto a própria música”, comenta Bridget Evans, global head of business marketing do Spotify. “Ao colaborar com artistas emergentes nas letras, combinamos criatividade real com lições práticas sobre planejamento, desempenho e mensuração. É um ótimo exemplo de como usar o Spotify para misturar som e vídeo para contar histórias e como transformar dados em criatividade.

Tunetorials” é uma continuação da abordagem criativa do Spotify para atrair anunciantes. No ano passado, o Spotify e a FCB Nova York conquistaram o GP de Digital Craft em Cannes em 2024, com a campanha B2B “Spreadbeats”, que transformou planilhas do Microsoft Excel em videoclipes imersivos, trabalho que contou com os brasileiros Danilo Boer como global creative partner Eduardo Tavares como ECD na ficha técnica.

A nova campanha também traz Boer na FT, além dos associate creative directors Hélio Maffia, Yllo Pedra e Rodrigo Ribeiro

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Tunetorials

/