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Emissoras privadas se unem para não perder receitas
Preocupadas com eventual perda de receitas oriundas da publicidade, por conta do lançamento da Empresa Brasil de Comunicação, TV pública que será lançada em dezembro, Globo, Record e SBT decidiram na semana passada pedir a parlamentares para que apresentem emendas definindo o que é publicidade institucional e apoio cultural, com o objetivo de limitar o financiamento da TV pública via publicidade.
A MP proíbe na EBC "anúncios de produtos e serviços", mas libera a captação de "publicidade institucional de entidades de direito público e privado, a título de apoio cultural, admitindo-se o patrocínio de programas, eventos e projetos".
"A radiodifusão não é contra a TV pública. Nossa preocupação é com a captação de publicidade. Ou as emissoras são comerciais ou sobrevivem só de recursos oficiais", diz Daniel Pimentel, presidente da Abert.
A EBC terá R$ 350 milhões do Orçamento da União e pretende arrecadar R$ 60 milhões com publicidade.
As emissoras querem que a futura TV pública só possa citar os nomes dos apoiadores de projetos e programas, sem comerciais nos intervalos. A Globo também defende que a EBC seja obrigada a tornar público todo valor recebido de patrocinadores.
Com informações de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo.