arrow_backVoltar

Twiplomacy

Estudo reúne líderes globais ativos no Twitter

24.07.13


A Burson-Marsteller anuncia os resultados do “Twiplomacy”, estudo anual que analisa a presença e a atividade de líderes globais no Twitter.



Segundo a pesquisa, 77% dos líderes têm perfis na rede social e 68% estão conectados com outros chefes de estado e perfis oficiais mundiais.



No Brasil, Dilma Rousseff tem uma conta oficial (@dilmabr), com mais de um milhão de seguidores, mas o perfil não foi atualizado depois que a presidente tomou posse, em 2011. Os perfis Imprensa Presidência e Brazil Gov News, em inglês, são atualizados com notícias do Governo Federal.



O estudo analisou 505 perfis de 153 países diferentes. O presidente norte-americano Barack Obama (@BarackObama) é o líder mais bem sucedido no Twitter, com 33 milhões de seguidores.



Em segundo lugar, está Papa Francisco (@Pontifex), que é seguido por sete milhões de pessoas em seus nove perfis, em idiomas diferentes. Os Tweets do Papa são retuitados, em média, 11 mil vezes, fazendo do pontífice o líder global mais influente da rede social.



“O Twitter é uma plataforma ágil e direta, utilizada ativamente por 19,2 milhões de brasileiros. As empresas já descobriram o poder e o alcance da ferramenta. Líderes em todo o mundo a utilizam para diálogos com cidadãos e contato com seus pares em outros países. É uma oportunidade para o governo brasileiro conversar com a população e com parceiros”, diz Cely Carmo Giraldes, estrategista digital da Burson-Marsteller para a América Latina.



A pesquisa também indica que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é a líder mais seguida da América Latina, com mais de 2,1 milhões de seguidores, e tuíta com frequência. A presidência da Venezuela tem o perfil mais ativo, com uma média de 40 tuítes por dia. 



Os dados completos do "Twiplomacy" 2013 estão disponíveis aqui.



Leia anterior sobre o assunto aqui.

 


Twiplomacy

/