arrow_backVoltar

Twitter

Diálogos 'inúteis' dominam microblog, diz estudo

13.08.09

Mais da metade das mensagens publicadas no serviço de microblog Twitter envolve colocações aleatórias sobre o usuário ou conversas com seus contatos, segundo estudo divulgado pela consultoria Pear Analytics nessa quinta-feira (13).


O estudo indicou que 40,5% das mensagens estudadas relatavam atividades cotidianas que podem não atrair o interesse da comunidade, algo que a consultoria chamou de "balbucios inúteis" para denominar a categoria.


Em segundo lugar, ficaram mensagens por onde usuários conversam entre si, como se usassem o Twitter como um comunicador instantâneo, segundo definição da Pear Analytics, com participação de 37,5% das mensagens.


Estatisticamente, a consultoria selecionou 2 mil mensagens publicadas no Twitter entre as 11h e as 17h durante duas semanas em julho - as mensagens publicadas nos sábados e domingos não foram consideradas, o que faz com que a amostra reflita o uso do serviço de microblog durante o expediente.


As quatro outras categorias definida pela consultoria (spam, autopromoção, notícias e valor de repasse) dentro do estudo (que pode ser baixado em PDF no site da consultoria) aparecem bastante distantes das mensagens com conversas ou balbucios.


Mensagens que repliquem conteúdos de outros usuários, conhecidas como retweets, foram responsáveis por 8,7%, seguidas pelos tweets autopromocionais, em que empresas anunciam novos produtos ou serviços e promoções, com 5,8% da amostra.


As mensagens de spam, como falsos usuários que anunciam fórmulas para atrair centenas de novos seguidores, responderam por 3,7% da pesquisa e as notícias, publicadas pelos perfis de veículos de comunicação (com exceção de informações sobre mídia social, diz a consultoria), foram responsáveis por 3,6% dos tweets.


Leia matéria do IDG Now! na íntegra aqui.

Twitter

/