Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
ASA proíbe comercial de Twix
A Advertising Standards Authority, órgão regulador de publicidade no Reino Unido, proibiu um comercial da marca de chocolate Twix por "tolerar direção perigosa".
O filme "Two is more than one" (leia e assista aqui), lançado em março, foi criado pela Adam & Eve/DDB como parte da plataforma global renovada da marca.
Dirigido por Vedran Rupic, da Business Club, o comercial começa com uma perseguição de carro em alta velocidade, com o carro rolando em um penhasco. Em uma reviravolta, revela-se que ele caiu em cima de um carro idêntico com um motorista idêntico.
O motorista dá uma mordida no Twix e sai do local com facilidade, enquanto o outro automóvel está preso de cabeça para baixo, em cima do outro carro. O filme termina com a assinatura: "Two is more than one".
O órgão de fiscalização recebeu cinco reclamações relacionadas à peça publicitária, por "incentivar direção perigosa e irresponsável".
Em resposta à investigação da ASA, a proprietária da Twix, a Mars Wrigley Confectionery do Reino Unido, afirmou que a "apresentação fantástica e cinematográfica" do filme deixou claro que a direção era exagerada e não pretendia ser emulada. Acrescentou que removeu "identificadores do mundo real das cenas de trânsito" para distanciá-lo da realidade.
A ASA, no entanto, afirmou que o comercial "retratava uma perseguição com ênfase na velocidade", além de manobras de direção perigosas e irresponsáveis. Acrescentou que, portanto, o filme tolerava uma "direção insegura que provavelmente violaria os requisitos legais do Código da Estrada" e proibiu sua exibição em sua forma atual.
Com Campaign.
Siga o Clube nas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn, TikTok e YouTube (TV Clube de Criação).
Clube de Criação 50 Anos