arrow_backVoltar

Um ano depois…

Valente analisa primeiro ciclo à frente da DM9

12.01.06

O ano de 2005, que começou não tão favorável pelos lados da DM9DDB, fechou de uma maneira diferente, que só o sorriso largo de seu presidente, Sérgio Valente, pode traduzir.


No cargo há exatamente um ano, Valente acaba de anunciar na sede da agência, em São Paulo, os números de seu primeiro ciclo no comando da DM9.


A agência perdeu clientes grandes e importantes, como TAM, Ministério da Saúde e Honda Automóveis, mas com a média de uma conquista por mês, deu a volta por cima e concluiu 2005 com mais de R$ 120 milhões entrando na agência por meio dos novos clientes.


Segundo Valente, a DM9 estava em 8º lugar no ranking do Ibope Monitor em 2004 e fechará 2005 em um patamar mais elevado. “Em novembro já estávamos na quinta colocação. A DM9 cresceu porque seus clientes cresceram”, diz o presidente.


O crescimento é dado como certo na DM9 devido à chegada de contas como Sundown e Minuano, que anunciaram fortemente no último trimestre de 2005.


Fazer a agência crescer, mesmo sem estabelecer uma meta, foi a promessa de Valente há um ano.


O segredo para essa evolução, de acordo com o presidente, foi olhar para trás e seguir o exemplo que a própria DM9 sempre deu: apostar na excelência criativa. “Nós trabalhamos muito. Abaixamos a cabeça e fomos em frente”, ressalta.


Apesar de dizer que a agência “abaixou a cabeça” para trabalhar duro, o presidente também esteve de olho nas referências do mercado. “A AlmapBBDO, com o Marcello Serpa, é um referencial criativo que a gente segue”, comenta.


Dentre os cases de sucesso produzidos pela agência em 2005, estão os trabalhos para o portal Terra (campanha que virou referência internacional do anunciante), para Honda Motocicletas e para a Telefônica.


“Hoje, nenhum cliente tem participação maior do que 20% do faturamento da agência. Quando conquistamos grandes anunciantes, nós corremos para que os outros clientes cresçam também e a balança continue equilibrada”.

Quanto à saída de alguns dos diretores de criação da agência, além de alguns profissionais de outras áreas, Valente diz que isso é natural no mercado. "É como o São Paulo, que foi tricampeão mundial e perdeu jogadores. Por isso temos que sempre buscar novos talentos, como o Caique Severo, que era gerente de produtos agregados do Terra, e agora é diretor de serviços de valor agregado de comunicação da DM9”, anuncia.


De acordo com Valente, o profissional vai se relacionar com todas as áreas da agência na busca por novidades em mídia e oportunidades para a DM9.


Para 2006, Valente novamente promete crescimento, e de novo, não estabelece uma porcentagem. “Já temos diversas campanhas indo pro ar, criadas na primeira semana de janeiro. O único gerúndio permitido aqui na DM9 é o ‘trabalhando’”, brinca para finalizar.

Um ano depois…

/