Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
As Havaianas do Véio
Quando os termômetros ameaçam cuspir mercúrio para cima, as Havaianas do Véio saem da gaveta. Diferentes espécies têm diferentes maneiras de reagir ao calor. Os patos têm aquele negócio de viajar na direção das temperaturas mais altas. O Véio tira as Havaianas da gaveta.
O esqueminha das Havaianas do Véio lembra muito um dos melhores filmes de todos os tempos: O Feitiço do Tempo, cujo nome em inglês é Groundhog Day ou Dia da Marmota. No filme, estrelado também por um dos maiores atores de sempre, Bill Murray, se a marmota ao sair do buraco, não enxergar a sua sombra, o inverno está com os dias contados.
Ou seja, se as Havaianas do Véio saírem da gaveta e entrarem em contato com a luz do dia, a sensação térmica do verão está aí meu amigo. Não tem segredo. Se você testemunhar um par de Havaianas amarradas nos pés do Véio, daquelas velhas de guerra, com a sola mais gasta no lado de fora do pé, planeje a praia do fim de semana, deixe o casaco em casa, empurre o aquecedor para o canto do armário.
As Havaianas do Véio são mais precisas do que a marmota, a Rosana Jatobá e a Flávia Freire do Jornal da Globo e do Jornal Nacional. Juntos.
Fico imaginando um segmento num jornal destes com a maior audiência daqui: "As Havaianas do Véio". E, do outro lado da TV, milhares de pessoas ansiosas para descobrir um par de Havaianas azul-claro-desbotado nos pés do Véio.
O âncora passaria a edição inteira 'tentando' os telespectadores com teasers: "Não perca, ainda hoje, As Havaianas do Véio. Será que elas saíram da gaveta? Logo mais, após mais sete minutos de comerciais". Uma tensão permaneceria no ar - a lá final de Roque Santeiro.
Casais jovens de mãos dadas com os olhos fixos na TV à espera da notícia e da possibilidade de um fim de semana em Sagres. Trabalhadores cinzas e esverdeados com a esperança de tingir as bochechas de vermelho.
Turistas ingleses, com a respiração pausada na traquéia, entre as narinas e os pulmões. Aí o intervalo acaba, e o âncora, com um sorriso rasgado revela uma foto tirada naquele mesmo dia. O Véio, com as Havaianas agarradas nos pés dele-- como a mesma fúria que a Kate Winslet naquela bóia ao fim de Titanic.
A nação respira aliviada. O inverno vai embora mais cedo. A conta da EDP vai cair. E as unhas grandes daqueles dedões dos pés - esquecidas durante o inverno - vão desaparecer.
O Véio também é conhecido pelo seu apelido, Renato Lopes, e é meu dupla aqui na Leo.
Hoje marcou uns vinte e tal graus no termômetro aqui perto da agência. Recorde intergalático universal para essa época do ano.
Por Erick Rosa - Redator - Leo Burnett Lisboa
erick.rosa@leoburnett.pt
Leia as colunas anteriores aqui.
Comentários:
rui - marcou vinte e tantos graus e o véio tava ou não tava de havaianas?
marta - cara, isso se chama aquecimento global!! estamos todos fu e mal pagos.
marcao - porra erick manda uma foto do veio de havaianas azuis meu. manda mesmo!
erick rosa - sim, o véio tirou o par de havaianas da gaveta. isso aconteceu na semana passada. esse ano o par de havaianas do véio chegou quase um mês mais cedo. todo desbotado. com o azul das tiras precisando de uma mão de tinta, mas firme e forte.
Soraya - erick - como o véio consegue subir as ladeiras de havaianas?
Hugo - erick, avisa ao veio que a gente esta levando suas novas havaianas!!! Abraços, Hugo desde Sampa...
Teresa Manso - erick, acho que vou te mandar um par de havaianas tambëm, que tal? Beijos, Teresa Manso.
/