arrow_backVoltar

Um jogo contra a covid-19

Fifa organiza partida para arrecadar recursos

18.05.20

A Fifa anunciou nesta segunda-feira, 18, que está organizando um jogo para arrecadar recursos para uma iniciativa global, a Access to Covid-19 Tools (ACT), que visa acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso a tecnologias e tratamentos que combatam o novo coronavírus - o que envolve do diagnóstico à vacina.  A promoção do evento está a cargo da Fifa Foundation, presidida por Youri Djorkaeff.

"Mais detalhes, incluindo local, data, participantes e formatos serão anunciados", disse o ex-jogador da seleção francesa e do Paris Saint-Germain. "Vários cenários e planos estão em consideração neste momento, todos em linha com as diretrizes de saúde e outras medidas relativas de acordo com governos e organizações internacionais", explicou Djorkaeff.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que a entidade tem a responsabilidade de demonstrar solidariedade e dar apoio aos esforços em combater a pandemia, que paralisou diversas competições em torno do mundo. Segundo ele, a federação tem feito doações para outras iniciativas, mas decidiu criar esse jogo, ainda que seja daqui a algum tempo.

Na Europa, alguns países estão abrindo parcialmente atividades após dois meses de isolamento social - o campeonato alemão foi retomado neste final de semana. A intenção da Fifa é também demonstrar o alcance do futebol em setores que vão além do esporte.

Com o evento, a Fifa Foundation deverá acionar também empresas e outras entidades na área privada, bem como governos. Os patrocinadores atuais da Fifa são Adidas, Coca-Cola, Wanda, Hyundai, Qatar Airways e Visa.

Um jogo contra a covid-19

/