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ANJ anuncia parceria com gigante de buscas
A ANJ (Associação Nacional dos Jornais) e o Google anunciaram nesta quarta-feira (15) uma parceria para estabelecer regras para as buscas de notícias na internet.
A partir desta quinta-feira, o Google deverá apresentar apenas uma linha de notícia nos resultados de buscas na página do Google Notícias, informa a Folha de S.Paulo.
Para isso, os sites dos veículos terão de adotar alguns procedimentos de modo a instruir o "robô" do Google responsável por fazer a varredura nos sites de notícia a selecionar apenas a primeira linha de cada reportagem. Atualmente, o Google Notícias exibe três linhas de conteúdo.
Do ponto de vista dos jornais, a restrição de conteúdo para uma linha tem por objetivo atiçar a curiosidade do leitor e levá-lo a acessar a notícia, entrando no site do veículo.
A nova regra, chamada de "Uma linha no Google", vai durar seis meses, tempo em que os veículos que aderirem irão monitorar o comportamento do internauta.
"Não sabemos qual vai ser o resultado, e a ideia é medir e verificar o comportamento do leitor", declarou Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado e diretor do comitê de estratégia digital da ANJ.
A medição deverá ser feita por meio de uma ferramenta do próprio Google, o Google Analytics.