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Marca da Kraft imagina último bebê a nascer na Itália
Plasmon, marca italiana de alimentos para bebês da Kraft Heinz, alerta para a queda na taxa de natalidade da Itália, com um novo curta-metragem (assista abaixo) que imagina a história do último bebê a nascer naquele país.
A taxa de natalidade na Itália tem diminuído todos os anos desde 2008 e em 2022 caiu abaixo do limite de 400 mil, uma queda de mais de 25% em comparação com os nascimentos em 2011, e que gera consequências sociais, culturais e econômicas.
Criado pela agência independente Dude, de Milão (Itália), e dirigido por Beppe Tufarulo, o filme "Adamo" (assista abaixo) se passa no ano de 2050 e imagina as consequências da crise demográfica, ignorada por décadas pelo país.
A história em estilo de documentário detalha como Adamo nasceu em uma maternidade vazia. O curta o mostra crescendo sem companheiros ou irmãos, apenas com seus pais. Há também entrevistas com uma parteira e professora de creche, cujos empregos não existem mais.
O filme termina com uma entrevista com o demógrafo Alessandro Rosina, que há muito previu esse cenário apocalíptico, na qual discute as consequências de ignorar o problema.
A campanha visa iniciar uma conversa sobre a crise da taxa de natalidade e fazer lobby para introduzir políticas nacionais que apoiem a paternidade e, ao mesmo tempo, pressionar as instituições e o governo italiano para mudar os regulamentos.
O esforço é apoiado por um site, adamo50.com, onde os usuários podem explorar as razões por trás da queda na taxa de natalidade. Tanto indivíduos quanto empresas também podem assinar o “compromisso de Adamo”, que apoiará o esforço da Plasmon em envolver as instituições e pressionar para mudar algumas das políticas que impedem os italianos de terem filhos.
O filme acaba de ser lançado em Milão, durante coletiva de imprensa que reuniu uma equipe de funcionários do governo, formuladores de políticas organizacionais e especialistas sociais. Além do curta, a comunicação conta com peças para mídia impressa.