arrow_backVoltar

Unlock CCXP23

Gamescom chega ao Brasil, em fusão com o Big Festival

28.11.23

A Omelete Company anunciou nesta terça-feira, 28, no Unlock CCXP, que precede a CCXP, a chegada ao Brasil do maior evento de games do mundo, a Gamescom, que nasceu na cidade de Colônia, na Alemanha. O acordo envolve mais diretamente o Big Festival, adquirido pela holding em maio de 2022. A marca de origem alemã aportará no país como Gamescom Latam, resultado da fusão com o evento brasileiro, até então o maior de games na América Latina.

O novo evento entra no calendário da capital paulista nos dias 26 a 30 de junho, na São Paulo Expo, mesmo lugar em que se realiza a CCXP. Com isso, o festival alemão, que já tinha uma edição asiática, sediada em Singapura, ganha um braço latino-americano. A Gamescom reúne jogadores, visitantes B2B e empresas de várias partes do mundo.

A parceria foi fechada com a Game, a associação alemã da indústria de jogos, que é proprietária da marca, e Koelnmesse GmbH, companhia que completa 100 anos em 2024 e que organiza eventos e feiras nos segmentos de entretenimento e jogos, entre eles, a Gamescom (junto com a entidade). A Omelete Company tinha acertado com a Koelnmesse a realização da CCXP Colônia, a primeira edição internacional da convenção brasileira.

"A criação da Gamescom Latam corresponde ao reconhecimento do Brasil e da América Latina como territórios centrais por parte das grandes empresas de games do mundo”, afirmou Gustavo Steinberg, CEO do Big Festival e agora da Gamescom Latam. Os dois eventos – o alemão e o brasileiro – apresentam lançamentos e os melhores jogos do ano e promovem negócios na área. “O Big Festival continuará existindo como uma das áreas dentro da Gamescom Latam, atraindo os melhores jogos independentes do mundo, como temos feito desde 2012, mas agora dentro de uma plataforma com visibilidade muito ampliada", explicou Steinberg. Ou seja, a marca Big Festival continua viva, especialmente ligada à parte de conteúdo e premiação.

Segundo Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, o novo negócio da holding pretende consolidar o compromisso estratégico  de "desenvolver as audiências e experiências épicas para o mercado de games”. Além do Big Festival, a Omelete Company tem em seu portfólio, nesse segmento, as marcas The Enemy, Game XP, Gaules e Baiano.

Beni Piatetzky, diretor executivo da Koelnmesse Brasil, por sua vez, destacou que a América Latina é “uma das regiões mais dinâmicas para games no mundo atualmente”. Para ele, o lançamento do evento na região é significativo por contribuir “de maneira crucial para o prestígio global do portfólio da Koelnmesse”.

Em 2024, depois da edição no Brasil, acontecerá o evento original, em Colônia, no final de agosto. A Gamescom Asia será em meados de outubro.

Unlock CCXP23

/