arrow_backVoltar

Upfront 2026

Terra vai relançar Sonora e aposta no Vivo Ads Track

26.11.25

Capaz de criar vínculos entre as mais diferentes gerações, a música é o principal elemento de conteúdo e atração de audiência do portal Terra para 2026.

O publisher digital, controlado pela Vivo, faz o relançamento da marca Sonora, ano que vem, para oferecer um serviço de streaming musical para a Geração Z e, ao mesmo tempo, retomar a conexão com os Millennials, dos anos 2000.

A volta do Sonora foi a principal novidade apresentada no Upfront do Terra, realizado nesta última terça-feira (25), em São Paulo, reunindo profissionais do mercado publicitário.

Em 2006, época em que reinava a pirataria musical, sem a presença de Spotify, Deezer ou Apple Music, Terra Sonora chegou ao Brasil com perfil tipicamente revolucionário e, rapidamente, se tornou um dos maiores serviços de música digital da América Latina.

Descontinuado em 2013, ele oferecia um modelo híbrido de consumo musical, permitindo ouvir rádio online de forma gratuita, com anúncios e limite de tempo, e acesso a planos de assinatura com direito a baixar, legalmente, arquivos de música em MP3, que poderiam ser ouvidos sem limites.

O novo Sonora

Ainda não foi definida a data exata em que o Sonora volta ao mercado brasileiro. Mas será em 2026. Deve ser no primeiro trimestre, segundo diretores do Terra. E o plano estratégico em torno da marca já está a todo vapor.

A proposta é ter a estrutura de uma plataforma de conteúdo, com marketing de experiência e capacidade de conectar fãs de música, artistas e marcas, dentro de um sistema de inteligência de dados, coordenado pelo Terra Insights, da divisão Terra & Vivo Ads.

O novo Sonora contará com divisões chamadas Sonora Trends (insights e tendências do mercado musical), Meu Sonora, uma página personalizada do usuário, Sonora Fãcast, com formato de podcast, para oferecer conteúdo em que os fãs contem histórias sobre seus ídolos, e o Sonora Sessions, programa mensal com transmissão de apresentações musicais, diretamente dos estúdios do Terra, em São Paulo.

O projeto prevê ainda a Central Sonora que pretende ser um “hub musical” nas redes sociais, mostrando conteúdo e o impacto do engajamento a partir das comunidades digitais, os “fandoms”.

A diretora do Terra & Vivo Ads, Claudia Demase, disse na abertura do Upfront que “criar vínculos, e uma conexão real", são os principais objetivos do Terra para o ano que vem.  “Temos uma grande honra do nosso passado e 2026 representa o resgate da nossa história com a música. É o Terra de todos os sons e de todos os fãs”, afirmou.

A relação do portal com a música também foi destaque em uma revista impressa (leia mais aqui), distribuída no Upfront, comemorativa dos 25 anos do Terra no Brasil, com o rapper, cantor e compositor Criolo na capa. Com tiragem de 500 exemplares, não há, no momento, planos definidos de uma nova edição, mas, segundo Claudia, um novo número pode ser produzido para o relançamento da marca Sonora.

Rastreamento em tempo real

Durante o Upfront, o head de negócios do Terra & Vivo Ads, Júlio Tortorello, fez uma apresentação sobre a proposta da sua área para “integrar eficiência com solução de dados”. O executivo destacou um novo serviço da empresa, o Vivo Ads Track, implantado oficialmente há cerca de um mês, que será oferecido como um “diferencial” da área de negócios em 2026.  A novidade, na opinião de Tortorello, muda o jogo no sentido de mapear a jornada dos consumidores em tempo real. “É um mapeamento de pessoas reais e verificadas, encontrando o target certo no lugar certo”, ele descreve.

O Vivo Ads Track foi apresentado com um case realizado no festival The Town, no último mês de setembro. De uma amostra total de 170 mil pessoas, 30% delas foram “analisadas” pelo serviço do Terra & Vivo Ads. “Conseguimos conversar com esse grupo antes, durante e depois do evento, com incremento de 30% nos KPIs”, afirmou o executivo.

O modelo do Vivo Ads Track também será usado nos projetos do Terra para 2026, como os da área de festivais de música, segundo Michele Gonzaga, head de marketing, projetos e eventos. Ela descreveu a ferramenta, comparando como seria o monitoramento do perfil de uma executiva do Terra, também presente no Upfront, identificada como "fã da Taylor Swift, que tem pets e gosta de livros".

Podemos acompanhar o consumo na Cobasi ou na Amazon e oferecer pushes em tempo real, através de mídia out-of-home, no trajeto que ela faz de casa ao trabalho”, simplificou a executiva.

Entre os projetos para 2026, o Upfront também destacou ações envolvendo a temporada de verão, Carnaval, festas juninas e Copa do Mundo.

Marcello Queiroz

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

Upfront 2026

/