Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com HBO Max e Roku, Mercado Ads quer se fortalecer como player digital
O Mercado Ads, plataforma de mídia do Mercado Livre, maior marketplace da América Latina, com 70 milhões de usuários e cerca de 131 mil anunciantes no Brasil, realizou na noite desta quinta-feira (9), em São Paulo, seu Upfront 2025.
Líder com 64% de share do segmento retail media no mercado brasileiro e com uma posição consolidada entre as três maiores plataformas de mídia da América Latina, competindo com Google, Meta (Facebook e Instagram) e TikTok, o Mercado Ads quer fortalecer seu posicionamento como player digital.
“Estamos olhando para esse oceano mais aberto, não apenas para retail media, porque nossa plataforma e nosso serviço evoluíram no conceito full funnel", explica Mario Meirelles, diretor sênior do Mercado Ads no Brasil.
Tecnicamente, o termo retail media pode ser entendido como uma estratégia publicitária utilizada no fundo ou fim do funil, com o objetivo de converter uma intenção de compra em uma venda propriamente dita. Já o full funnel, acompanha toda a jornada do consumidor, desde awareness (conhecimento) de uma marca ou produto, consideração, até a conversão.
Durante o Upfront do Brasil - já foi realizado o do México no início do mês e acontece o da Argentina no próximo dia 14 -, o Mercado Ads apresentou um novo conceito “Break the Tape” (termo em inglês que representa cruzar a linha de chegada em primeiro lugar) e a campanha publicitária “Race", criada pela GUT, com uso de inteligência artificial (veja filme abaixo). Ela será veiculada em países da América Latina, em mídia digital, a partir da segunda quinzena de outubro.
Para se fortalecer como player de mídia e seu ecossistema full funnel, o Mercado Ads também aposta em novas parcerias com serviços de streaming, passando a utilizar os inventários da HBO Max e do Roku para veiculação de anúncios em TV Conectadas. As duas plataformas se juntam ao inventário de vídeo do Mercado Ads, que já conta com Disney+ e Mercado Play, oferecendo mais opções para campanhas de branding.
“As parcerias fortalecem nossa capacidade de gerar awareness para as marcas e para os sellers", diz Meirelles. Ele também afirma que o Mercado Ads tem se fortalecido por sua capacidade de segmentação. “Nós temos 70 milhões de usuários únicos só no Brasil. Imagina a quantidade de informações sobre o que está sendo pesquisado, o que uma pessoa comprou, onde ela mora e a que classe social pertence. Essas informações passaram a ter um maior valor para a marca, para o cliente na hora de fazer uma campanha de marketing. Por isso a gente passa a ser um digital player", avalia.
De acordo com o diretor, o Mercado Ads pode se considerar uma empresa full funnel com o que vem fazendo nos últimos 18 meses, quando os serviços de streaming passaram a ser utilizados para estratégias de awareness, combinadas com as ferramentas de display, para consideração, e a parte performática, com a indexação de produtos.
A nova campanha, com a assinatura “Invest harder. Not harder” ("Invista de forma mais inteligente. Não mais difícil”, em tradução livre), ressalta três aspectos de mídia digital que seriam os pontos fortes do Mercado Ads: segmentação, timing e interpretação de dados.
“A segmentação é talvez hoje o ponto mais crítico para o mercado, porque os produtos estão cada vez mais nichados, com muita diferença de atributos. Nossa vantagem na segmentação é a grande base de 70 milhões", explica Meirelles, afirmando que a plataforma Mercado Ads também oferece vantagens para monitorar o “timing” do usuário no processo de compra e para a interpretação de dados.”O Mercado Ads vai ajudando a marca a navegar nessa jornada", finaliza.
Marcello Queiroz