Upfront

Os planos do Terra para 2024: Carnaval, Olimpíadas, Parada

10.11.23

O Terra está com tagline nova e se prepara para 2024 com novos projetos editoriais e comerciais para o portal. Com a assinatura “O Terra é de todos o tempo todo”, o veículo fará um grande investimento nos Jogos Olímpicos de Paris, que serão disputados entre 26 de julho e 11 de agosto. Também prepara as coberturas do Carnaval e da Parada LGBT+ de São Paulo e tem um planejamento amplo para o que chama de “Temporada Geek”, envolvendo games, eSports e cultura pop.

A nova tagline entra em substituição a “O que acontece na Terra está no Terra”, que foi apresentada no relançamento da plataforma, em abril de 2022. Com a mudança, o portal pretende destacar seu novo momento, com uma estrutura editorial consolidada e um posicionamento que “prioriza o protagonismo da audiência trazendo diversidade de vozes e corpos para o centro das discussões mais importantes da sociedade”, disse Cláudia Caliente, diretora do Terra, para o Clubeonline.

Para as Olimpíadas, a empresa quer dar foco “aos seres humanos por trás dos competidores”. Cláudia salientou que o portal tem um histórico de coberturas esportivas. “Foi o primeiro player digital a fazer a transmissão dos Jogos pela internet, em 2012”, lembrou. Ela afirmou também que, entre 2022 e este ano, deu o mesmo peso e a mesma estrutura para as coberturas das Copas do Mundo de futebol masculina e feminina, o que reforça, segundo suas palavras, o compromisso em “gerar visibilidade para todos os espectros da diversidade, seja ela de raça, gênero, etnia, orientação sexual ou idade”.

De acordo com Cláudia, nos Jogos de Paris, a plataforma trará o factual, com as competições e quadro de medalhas, mas terá como proposta colocar o indivíduo no centro da conversa. “Das Olimpíadas às Paralimpíadas, faremos uma cobertura fundamentada na evolução da competição, nos seres humanos por trás dos competidores, na forma como as diversas nações apoiam seus atletas, sem deixar de lado os pilares de diversidade e inclusão”, completou.

A cobertura inclui, além do material produzido pela redação do Terra, conteúdo de parceiros, como Lance, Esportes News Mundo e Jogada 10. No time olímpico, o Terra escalou nomes como Fernanda Arantes, que dará foco a torcedores que viajam o mundo para acompanhar os atletas; Ikaro Kadoshi, que será a primeira drag queen a participar de uma cobertura de Olimpíada, e Ivan Moré, que irá comandar um programa olímpico direto dos estúdios Terra em São Paulo.

No pacote comercial, além do patrocínio e dos planos de mídia no Terra e em Vivo Ads, há a opção de branded content com os "influenciadores" envolvidos no projeto.

Carnaval

O plano do portal é fazer uma cobertura da festa pelo Brasil. “Estaremos com estúdio e 'influenciadores' no Camarote Bar Brahma, em São Paulo, e no Camarote Brahma em Salvador. Neles, teremos Di Campagnoli, Natty Hills e Luciana Piotto à frente desse conteúdo ao vivo”, adiantou Cláudia. Essa equipe ainda não está completa.

Repórteres irão acompanhar os principais carnavais de rua nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Recife, BH, São Paulo e Salvador. Nos camarotes em que estarão presentes, farão as transmissões de shows de artistas, como Só Para Contrariar, Zeca Pagodinho, Leo Santana, Bell Marques, Menos é Mais e Asa de Águia.

O projeto comercial inclui, nas principais cotas, ativações físicas nos camarotes de São Paulo e Salvador.

Parada

Em 2024, o Terra será, pela terceira vez consecutiva, o media partner da Parada LGBT+ em São Paulo, que será no dia 02 de junho. O projeto contempla cinco horas de transmissão ao vivo do evento com convidados nos Estúdios Terra e imagens diretamente dos trios e da avenida Paulista.

Neste ano, a empresa criou um Meeting Point, que recebeu mais de 500 convidados e criadores. Em 2024, o espaço terá mais destaque, com repórteres gerando conteúdo e oportunidades para ativações das marcas.

Na parte comercial, as cotas de patrocínio serão revertidas em soluções de conteúdo, display e Vivo Ads. O Terra também pode trabalhar com marcas para viabilizar a produção de trios e ativações.

Temporada Geek

O Terra tem uma marca editorial voltada para a área de games e eSports: Game On. Neste ano, a vertical teve uma média de 4 milhões de usuários mensais, segundo o portal.

Em 2024, o Terra fará as coberturas de três grandes eventos voltados para o público gamer ou geek: BIG Festival, Brasil Game Show e CCXP. Além disso, o Terra conta com um torneio proprietário, o Circuito Game On, com múltiplas edições e modalidades ao longo do ano.

Upfront