arrow_backVoltar

US$ 71,3 bilhões

Disney completa compra da Fox

20.03.19

Foram necessários 15 meses e quase US$ 20 bilhões a mais do que o planejado inicialmente, mas a Walt Disney Company fechou oficialmente a compra da 21st Century Fox, por US$ 71,3 bilhões.

O acordo dá à Disney o controle dos estúdios de TV Twentieth Century Fox, de redes a cabo, como FX e National Geographic, da rede Star da Índia, e a participação de 30% da Fox no serviço de streaming Hulu.

Pouco antes do fechamento do negócio, a 21st Century Fox desmembrou vários de seus ativos - incluindo a rede de TV Fox News, a Fox Business Network e a Fox Sports - em uma nova companhia autônoma criada nesta terça-feira (19), chamada Fox Corp.

"Este é um momento histórico e extraordinário para nós - que criará um valor significativo a longo prazo para nossa empresa e nossos acionistas", declara o presidente e CEO da Disney, Robert Iger, em comunicado. "Combinar a riqueza de conteúdo criativo e talentos comprovados da Disney e da 21st Century Fox cria a companhia de entretenimento global mais proeminente e bem posicionada para liderar em uma era incrivelmente dinâmica e transformadora", defende.

A Disney anunciou sua oferta pela Fox, que na época era de US$ 52,4 bilhões, em dezembro de 2017 (leia aqui). A Comcast fez sua própria oferta para a empresa de Rupert Murdoch, elevando a da Disney para US$ 71,3 bilhões (aqui).

O Departamento de Justiça dos EUA aprovou o negócio em julho. Como parte da aprovação, a Disney concordou em alienar as 22 redes esportivas regionais da Fox.

Agora que a fusão foi finalizada, Disney e a nova Fox implementarão as estruturas de liderança que cada empresa revelou em outubro. Peter Rice, que foi presidente da 21st Century Fox e presidente e CEO do Fox Networks Group, é agora presidente da Walt Disney Television e co-presidente da Disney Media Networks. Ele substitui Ben Sherwood, co-presidente da Disney Media Networks e presidente da Disney-ABC Television Group, que está deixando a empresa.

Dana Walden, CEO e presidente da Fox Television Group, é agora presidente da Disney Television Studios e da ABC Entertainment, e o CEO da FX Networks e FX Productions, John Landgraf, foi nomeado presidente da FX Networks e da FX Productions.

Rita Ferro, nomeada presidente de vendas de publicidade da Disney em setembro passado, supervisionará todas as propriedades de mídia da Disney, incluindo os novos ativos da Fox.

Enquanto isso, a nova Fox passa a ser supervisionada pelo presidente e CEO Lachlan Murdoch. Ele escolheu Marianne Gambelli para liderar as vendas de anúncios. Joe Marchese, que era presidente de advertising revenue da Fox Networks Group, deixa a companhia.

O ex-chief da AMC e da SundanceTV, Charlie Collier, que foi nomeado CEO da Fox Entertainment em outubro, supervisiona a rede Fox. Eric Shanks, atualmente presidente, COO e produtor executivo da Fox Sports, foi nomeado CEO da Fox Sports.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Com Adweek.

US$ 71,3 bilhões

/