Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nizan e Washington em comissão sobre mercado global
"Para ser um player global, você precisa ser um grande player local". Essa foi a conclusão geral da comissão "As empresas de comunicação brasileiras, o mercado global e a marca Brasil", presidida por Ricardo Scalamandré (Globo Internacional), que contou com a participação de Washington Olivetto (WMcCann), Nizan Guanaes (Grupo ABC), Marcio Utsch (Alpargatas) Fernando Figueiredo (Bullet) e Carla Sá (F/Nazca S&S).
Scalamandré defendeu que existe um movimento de empresas brasileiras se lançando no mercado externo. "Nossa cultura também está sendo reconhecida em todo o planeta, podemos citar o exemplo do Rock in Rio; no cinema, Cidade de Deus, Tropa de Elite, Central do Brasil e outros, chamando atenção para os novos diretores brasileiros. Sem contar a repercussão das novelas brasileiras lá fora. Lucélia Santos se tornou celebridade na China, com 'Escrava Isaura'. A novela 'O Clone' foi vendida para mais de 90 países. 'Roque Santeiro' se tornou nome de praça em Angola, só para citar alguns exemplos de como a cultura brasileira está se disseminando no exterior".