Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
F/Nazca e SOS Mata Atlântica dão sugestão
Incentivar a adoção de hábitos mais 'sustentáveis', como deixar o carro em casa e buscar alternativas de transporte, é o objetivo de campanha criada pela F/Nazca para a Fundação SOS Mata Atlântica.
Baseada em uma matéria publicada em março pelo jornal Folha de S.Paulo, que revelou que a velocidade média de um carro, na hora do rush, em São Paulo, é de 15km/h, apenas 1km/h a mais do que a de uma galinha, a comunicação sugere: Vá de galinha.
Na falta da galinha, vá de carona, de transporte coletivo, de bicicleta ou a pé. Mas se esforce para mudar alguma coisa em sua rotina motorizada.
A campanha mostra ainda que o trânsito não é problema só dos paulistanos. Em outras grandes cidades brasileiras, os cidadãos também priorizam o transporte individual. Especialistas preveem colapsos no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Porte Alegre.
Mas voltando às galinhas, além de mesma velocidade, elas oferecem mais vantagens que o carro: são menos poluentes, pois não emitem 43 milhões de toneladas de CO2 como os veículos paulistanos, não utilizam combustíveis fósseis e são (re)produzidas facilmente, sem o uso de metais pesados ou de energia: basta um ovo bem chocado.
Eduardo Lima, um dos criativos que assina a campanha diz: "A SOS está conseguindo fazer campanhas bem-humoradas para assuntos áridos. No ano passado foi o Xixi no Banho. Este ano já teve o Concurso de Fotografia e agora o Vá de Galinha. Com isso, ela está se destacando das demais ONGs."
A primeira fase da campanha é composta por adesivos para carros e anúncios. Também conta com um abaixo-assinado presente no site www.vadegalinha.org.br, onde os usuários participam por meio de fotos, e não de assinaturas.
Basta clicar em Participe e anexar uma foto para fazer parte e ir de galinha.
A campanha terá várias ações até março de 2011 e fará parte do Viva a Mata 2011 mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, promovida anualmente pela Fundação no Parque do Ibirapuera.
Relembre campanha anterior da F/Nazca para SOS MA, que sugeria fazer xixi no banho, aqui.
Ficha Técnica:
Diretores de Criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima / Theo Rocha / Alexandre Soares
Head of art: João Linneu
Diretores de arte: Fábio Brigido / João Linneu / Maria Eduarda di Pietro
Redatores: Mariana Borga / Eduardo Lima / André Arteze
Ilustração: Domingos Aquino / Mario Niveo / Thony Alvarenga / André Maciel
Design: Mario Niveo
Produtores Gráficos: Jomar Farias / Cibele Fontoura
Atendimento: André Gustavo / Daniela Keller / Luana Gregório
Mídia: Lica Bueno / Leonardo Moraes / Michelle Moreno
Planejamento: Fernand Alphen / Dorian Dack
Aprovação cliente: Márcia Hirota / Ana Lígia Scachetti