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Três maiores redes focam nas classes C e D
As três maiores redes de supermercado do país - Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart - vão focar um terço dos R$ 6,3 bilhões de investimentos anunciados para este ano e 2011 na expansão dos negócios voltados para as classes C e D, segundo matéria do jornal Folha de S.Paulo.
A maior parte desses R$ 2 bilhões será usada na abertura de lojas e na reforma de unidades que já atendiam clientes dessas classes, com renda familiar de três a dez salários mínimos.
Até o final deste ano, o Walmart abrirá 50 supermercados TodoDia (varejo) e Maxxi (atacado), bandeiras mais populares da rede. No primeiro semestre deste ano, já foram inauguradas seis lojas TodoDia e quatro Maxxi em cinco Estados (RS, BA, PB, AL e SP interior).
No Grupo Pão de Açúcar, ao menos 30% do R$ 1,6 bilhão anunciado será usado para transformar 150 lojas CompreBem e Sendas, mais voltadas para o consumidor de baixa renda, em Extra Supermercados.
Além da reforma dessas unidades, a rede deve abrir, nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, 18 lojas Assaí ("atacarejo"), para pequenos comerciantes e prestadores de serviço, e ao menos 60 lojas Extra Fácil (conveniência), em bairros populosos.
O Carrefour não diz quantas das 70 lojas que pretende inaugurar até dezembro são para a baixa renda. O grupo tem investido na ampliação de serviços. Após ouvir consumidores no projeto Minha Loja, vai reformar 20 hipermercados antigos que atendem consumidores das classes B e C.