Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
97% das empresas de SP vão ampliar investimento
O comércio varejista se prepara para uma nova arrancada em 2010, depois de passar praticamente incólume pela crise.
Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), divulgada nesta segunda-feira (26) pelo jornal O Estado de S.Paulo, revela que 97% das empresas da Região Metropolitana de São Paulo, principal mercado consumidor do país, vão ampliar investimentos em 2010, com abertura de novos PDVs, centros de distribuição e reforço de estoques.
A maioria das companhias (75%) pretende elevar em até 10% o volume de investimentos em 2010 na comparação com 2009 e 15% das empresas planejam investir até 20% mais.
Já 7% consideram crescimento superior a 20% nas cifras investidas no ano que vem.
O estudo, que consultou 300 companhias de todos os portes na última semana de setembro, detectou otimismo generalizado no comércio.
Dos bens duráveis - como eletrodomésticos, itens de informática e veículos - às lojas de artigos de vestuário e supermercados, a pesquisa indica que a meta dos empresários do varejo é acelerar os planos de expansão para aproveitar o momento favorável do mercado interno, tendo como foco especialmente a classe C.
Além disso, o fato de 2010 ser um ano de Copa do Mundo somado às perspectivas favoráveis do mercado imobiliário dão ao varejo de bens duráveis um impulso extra nessa expansão.
Entre as razões para tanto otimismo está o bom desempenho do setor neste ano, apesar da crise. Enquanto a indústria deve fechar 2009 com queda de quase 9% na produção, o volume de vendas do comércio pode ter se expandido mais de 5%, após crescer 9,1% em 2008, segundo consultorias.
Para o ano que vem, as projeções apontam crescimento entre 5% e 8,5% no volume de vendas do varejo.