arrow_backVoltar

Varejo

Comércio bate recorde de vendas em novembro

17.01.08

O comércio varejista bateu recorde de vendas em novembro de 2007. A expansão de 9,9%, comparado ao mesmo mês de 2006, representou a maior variação para um mês de novembro desde 2001, quando teve início a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Além disso, o varejo acumulou de janeiro a novembro crescimento de 9,7%, também o melhor resultado em sete anos. Na comparação com outubro, o aumento foi de 1,6%.


Nilo Lopes, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, disse que o grande aumento das vendas do varejo no ano passado ocorreu principalmente às boas condições de crédito e ao alongamento de prazos de financiamento.


Os longos prazos de pagamento e o aumento da renda levaram a uma incorporação das classes C e D ao consumo de bens duráveis, como eletrodomésticos, nos últimos anos.


E é justamente por isso que os segmentos com maior crescimento em 2007 sofrem o efeito do crédito: equipamentos de informática (27,9%); veículos, motos, partes e peças (23,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico, que incluem brinquedos, ótica, lojas de departamento, (22,4%); e móveis e eletrodomésticos (15,5%).


Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

Varejo

/