arrow_backVoltar

Varejo de Baixa Renda

Preço não é principal atributo para as classe menos favorecidas

28.05.07

Ao contrário do que diz o senso comum, o preço baixo não é o atributo principal para atrair as camadas mais populares da população ao consumo.


Segundo estudo realizado por Maurício Morgado, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e pesquisador do Centro de Excelência em Varejo (CEV), da FGV, cada detalhe no ponto-de-venda, como vitrines que associam roupas a diferentes estilos de vida, deve ser milimetricamente planejado para conquistar o consumidor.


Na próxima quinta-feira (31), ele apresentará pesquisa sobre esse novo formato de varejo popular durante o 1º Seminário sobre o Varejo de Baixa Renda, realizado pelo CEV, em São Paulo.


Outro estudo, organizado pelo professor Juracy Parente, coordenador do CEV/FGV, com grupo de consumidores de baixa renda que freqüentou três redes varejistas, revelou que, apesar de os consumidores declararem que preço é fator decisivo na compra, a loja apontada como a melhor numa lista de três foi a que tinha preços mais altos.


“A loja oferecia alto nível de serviço e tinha 'visual' bom”, observa Parente. Ele diz que a forma como a baixa renda percebe preço não é tão objetiva como se supõe.


Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

Varejo de Baixa Renda

/