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Nike e CBF apresentam uniformes da Seleção
A Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentam os novos uniformes da Seleção Brasileira de Futebol, simbolizando a "Garra Brasileira".
Para desenvolver a nova identidade, o time de design da Nike informa ter se mantido "fiel à história da Seleção, ao mesmo tempo em que uniu tradição e criatividade, tecnologia e sustentabilidade". O design pretende estabelecer um equilíbrio entre o orgulho nacional, a cultura jovem do país e a inovação para performance.
"A nova coleção da Seleção Brasileira celebra a coragem e a criatividade de uma equipe que nunca desiste - uma equipe que reflete o melhor da própria cultura de inovação da Nike", argumenta Aaron Barnett, diretor de produto sênior da Nike Global para vestuário de futebol.
As primeiras peças da coleção da Seleção Brasileira 2022 estão disponíveis exclusivamente para os Membros Nike a partir desta segunda-feira (8) e chegam em todo o mercado brasileiro na próxima sexta-feira (12).
Para promover a novidade, a Nike apresenta a campanha “Veste a Garra” (assista ao teaser, abaixo), trazendo nomes como o do goleiro Alisson Becker, os jogadores Richarlison, Rodrygo, Philippe Coutinho, Marquinhos, Matheus Cunha e Adriana, o atleta olímpico Paulo André, o ex-jogador Ronaldo, o rapper Djonga, o funkeiro MC Hariel, os streamers Gaules e Babi, a judoca Rafaela Silva e o líder do coletivo Meninos Bons de Bola, Raphael Martins.
Os novos uniformes utilizam a tecnologia Dri-Fit Adv, projetada e estruturada a partir dos mapas de suor e calor corporal dos atletas. Com isso, os designers projetaram o material pixel a pixel para fornecer um reforço para esfriar nos pontos do corpo do atleta onde se faz mais necessário.
A Nike também criou estampas computadorizadas inspiradas na onça-pintada. Segundo a empresa, o padrão de impressão de onça "ajuda na respirabilidade da peça – que proporciona um ajuste sem costura e adaptável que absorve o suor e reduz a distração para o atleta".
Os uniformes são feitos 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas recicladas, que reduz as emissões de carbono em até 30%, em comparação com o poliéster virgem, e ajuda a desviar anualmente uma média de 1 bilhão de garrafas plásticas dos aterros sanitários e cursos d'água, de acordo com a marca. A equipe também usou protótipos digitais para reduzir a geração de resíduos.
A Nike também anuncia parceria com a Associação Onçafari, criada há 11 anos para preservar a biodiversidade brasileira, com ênfase na proteção de onças-pintadas. O compromisso promete viabilizar iniciativas que buscam proteger a onça-pintada em quatro diferentes biomas, em especial na Amazônia, pelos próximos três anos.