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Vingadores – Ultimato

Jornada épica para a Marvel e para as marcas

25.04.19

Em vários sentidos, a nova produção do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) promete ser histórica. Com estreia no Brasil nesta quinta-feira, 25, Vingadores - Ultimatoencerra uma jornada que por muitos será chamada de épica. E com justiça. Dirigido pelos irmãos Anthony e Joe Russo, o filme - que tem três horas de duração - já coleciona alguns recordes, mesmo antes de chegar aos cinemas no resto do mundo, o que acontecerá nesta sexta-feira, 26. Entre eles está o de maior pré-venda de ingressos, uma marca que antes pertencia a Star Wars: o Despertar da Força. Os números não foram revelados, apenas o feito.

Com base na pré-venda, há na indústria a expectativa de que Ultimato arrecade entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões no final de semana de abertura nos EUA. Somente seis produções superaram os US$ 200 milhões. Porém o total pode ser maior. Isso porque aconteceu algo parecido com Os Vingadores - Guerra Infinita, o título anterior. Estimava-se que o longa faturaria entre US$ 180 milhões e US$ 225 milhões no final de semana de abertura, mas o resultado superou os cálculos iniciais, chegando a US$ 257 milhões.

Para as marcas que têm parceria com a Marvel, o provável mega sucesso de Ultimato também é comemorado. A Audi, por exemplo, só tem a celebrar já que está acompanhando a saga há 11 anos, desde o primeiro Homem de Ferro (2008), com um Audi R8 Coupé. O filme, por sinal, abre a jornada em que estão os Vingadores que se encerra com Ultimato, que é chamada pelo estúdio de “Saga do Infinito”. O personagem Tony Stark (Homem de Ferro) acabaria se tornando uma espécie de embaixador, já que ele aparece em outros longas com um carro da montadora. Ao todo, a Audi está presente em 7 dos 22 filmes do MCU.

Em Ultimato, dois carros que apontam o futuro surgem na tela: o e-tron GT concept e o e-tron Sportback concept. São modelos 100% elétricos, uma das apostas da empresa, como salientou Johanes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil, que apresentouna noite de quarta-feira, 24,o e-tron SUV em evento em São Paulo, logo antes da pré-estreia do novo filme dos Vingadores. Exibido pela primeira vez no país, o e-tron SUV será comercializado no Brasil e este ano iniciará testes por aqui. A eletrificação é uma tendência da indústria. A Audi informa que terá 30 modelos elétricos e híbridos até 2025. E a prova de que aposta suas fichas nesse caminho é a presença de dois modelos no longa.

O diretor de comunicação da Audi, Cláudio Rawicz, destacou a conexão entre o Homem de Ferro e a marca, mostrando que os dois são interessados em inovação. Ele acrescenta que a parceria da montadora com a Marvel mostra parte da evolução dos carros da empresa. Mas outros personagens entram no foco, caso da Capitã Marvel (Brie Larson), que “liga” um modelo com seus poderes em um comercial da marca criado pela agência Buillitt, de Los Angeles (leia mais aqui).

Escolher um personagem para desenvolver um projeto de comunicação não chega a ser um problema, embora os grandes nomes sejam os mais visados, obviamente. Como a Marvel diz, a área de Advertising & Custom Solutions dispõe de um portfólio de mais de nove mil personagens que podem interagir com as marcas. Para ajudar a criar uma campanha, a empresa oferece ferramentas, equipe criativa e experiência. Já parcerias para estar adentrar o universo cinematográfico, agências ou anunciantes têm de falar diretamente com o time de publicidade. Entre as estratégias de parceria está promover o próprio filme.

O McDonald’s, parceiro tradicional da Disney (dona da Marvel), também surfa nas boas perspectivas de bilheteria de Ultimato. Nos EUA, o app da rede permite aos fãs localizar e desbloquear sete personagens e conferir cenas de bastidores da filmagem. Além disso, o McDonald’s lançou 24 bonecos do longa para acompanhar as caixinhas de McLanche Feliz.

A Coca-Cola, outra marca que acompanha de perto os lançamentos do estúdio, fez um investimento global. Ou seja, com promoções válidas para diversos países. Criou latas e copos com estampas do filme e um aplicativo de realidade aumentada (Coca-Cola Experience) que utiliza itens dos personagens para interagir com os produtos. Para promover a Coca-Cola Sem Açúcar, a companhia passou a oferecer lacres da lata inspirados nos heróis. Os pin tabs, como a Coca-Cola se refere aos lacres, podem ser usados como se fossem bottons.

Também com foco no produto Sem Açúcar, a marca conta com uma campanha, feita pela JWT Brasil, que se inspira na aventura derradeira dos Vingadores. O comercial “The Chase” está rodando em 57 países (leia mais aqui).

E o Google também entrou na onda do novo filme. Um comercial com cenas de outros momentos dos Vingadores em Nova York coloca em cena o Pixel 3 e outros produtos da gigante da tecnologia, como o Google Assistente e o Google Street. Ao final, entram imagens de Ultimato e a informação de que o smartphone conta com o Playmojis baseados no longa. São três personagens que chegam agora: Viúva Negra, Capitã Marvel, Thor, Rocket e Máquina de Combate - já faziam parte do pack Homem de Ferro, Capitão América e Hulk.

 

Lena Castellón

Vingadores – Ultimato

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