Virada Sustentável

Evento debate pós-pandemia com tema #MinhaMensagem

31.08.21

A 11ª Virada Sustentável da capital paulista acontece entre os dias 02 e 22 de setembro. Nesta edição, o tema norteador do festival é #MinhaMensagem. A ideia é levar para o público 100 mensagens importantes para o futuro pós-pandemia. O conceito permeia toda a programação do evento, que é gratuito e repete o modelo híbrido experimentado no ano passado.

As frases foram elaboradas por 100 organizações de diversos setores da sociedade civil. Para André Palhano, cofundador da Virada Sustentável, a campanha #MinhaMensagem é de utilidade pública. “Nosso objetivo é promover uma visão inspiradora sobre um futuro sustentável. Além disso, o festival, desde sua primeira edição, funciona como um grande reforço às redes de transformação e impacto social existentes, reunindo sociedade, organizações da sociedade civil, artistas, agentes públicos e marcas nesta construção”, disse.

Uma das atrações do evento é o Fórum Virada Sustentável, que promove encontros e reflexões sobre economia circular, mudanças climáticas, Amazônia, agenda ESG, negócios de impacto, diversidade e desigualdade. Os painéis serão transmitidos pelo YouTube no canal do festival. Entre as marcas participantes dos debates estão Braskem, Electrolux e Ambev.

São 26 painéis virtuais no Fórum, cuja programação foi construída de forma colaborativa com marcas parceiras e levando-se em conta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os convidados está o economista estadunidense Jeffrey Sachs, que debate a importância de a agenda política acompanhar as pautas de desenvolvimento sustentável para o crescimento socioeconômico global.

A Virada conta também com shows. Gal Costa, Lenine e Zeca Baleiro e Banda fazem parte do calendário do festival. Eles serão realizados no Teatro Sérgio Cardoso. As apresentações serão transmitidas online, em formato live, no YouTube. Os shows poderão contar com público limitado, conforme os protocolos vigentes.

Grafites em empenas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de várias regiões integram a ocupação artística na cidade. E há ainda uma intensa programação no Centro Cultural São Paulo com espetáculos de dança, teatro, música instrumental, contações de história, performances e exposições. As apresentações presenciais devem ser conferidas no site do evento.

A edição deste ano é apresentada por Ministério do Turismo, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e Braskem. O patrocínio master é da Isa Cteep. São ainda patrocinadores Ambev, Gerdau, Electrolux, Mercado Livre, Novelis e Tetra Pak. O evento tem apoio de Ball, Deloitte, Instituto Center Norte, Instituto Vedacit e ValGroup. São parceiros Instituto Alana, Metrô SP, Pacto Global, Rotary Club, Sesc, Estadão, Eletromidia e Ótima.

A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site: www.viradasustentavel.org.br

Instagram: @viradasustentavel