arrow_backVoltar

Vision Pro

Apple entra na realidade mista

05.06.23

Em evento anual para desenvolvedores, o WWDC, realizado nesta segunda-feira, 05, a Apple fez a apresentação de um produto que marca sua entrada em um segmento no qual tem a Meta como um dos concorrentes, a realidade mista. O Vision Pro é um headset controlado pelos olhos, pelas mãos e voz, que mistura realidade aumentada e realidade virtual. Ele traz um diferencial importante: a pessoa que estiver com o equipamento, usufruindo o conteúdo digital, pode perceber quando alguém se aproxima dela no mundo físico.

O novo equipamento estará disponível no mercado norte-americano em 2024. O custo? A partir de US$ 3.499. Outros países devem receber o dispositivo também no próximo ano, porém não foram informados quais serão os primeiros, depois dos EUA, a contar com o Vision Pro nas prateleiras.

O CEO da companhia, Tim Cook, chamou a novidade de “computador espacial”. O motivo está na integração entre o virtual e o físico por meio desse dispositivo, que tem uma tela infinita. Nela, podem ser exibidos diversos aplicativos. Eles surgem diante dos olhos como se “flutuassem” sobre o ambiente externo, sobre o local onde a pessoa se encontra.

O headset vem equipado com sistema operacional próprio, o visionOS. Ele permite que o usuário interaja com o conteúdo digital de forma que este pareça estar presente no espaço real.

Para Cook, o novo equipamento representa o início de uma nova era para a computação. “Assim como o Mac nos introduziu à computação pessoal e o iPhone, à computação móvel, o Apple Vision Pro nos introduz à computação espacial”, declarou. Nas palavras dele, o equipamento foi construído “com base em décadas de inovação da Apple”. Segundo o executivo, o Vision Pro está anos à frente de tudo que já foi criado nesse campo. “Ele desbloqueia experiências incríveis para os usuários e oportunidades empolgantes para os desenvolvedores.”

Pelo lado do entretenimento, por exemplo, o dispositivo é capaz de transformar um ambiente em uma “sala de cinema”, em virtude de seus dois monitores de alta resolução. É como se houvesse uma tela de 30 metros de largura para a pessoa ver filmes, séries, produções em 3D. Além disso, ela tem alta resolução que inclui 23 milhões de pixels nos dois monitores.

Outro destaque do equipamento é o EyeSight, que ajuda a manter a conexão com as pessoas ao redor. Se alguém se aproxima de um usuário do Vision Pro que esteja mergulhado no conteúdo digital, ele aparece no campo de visão. E o dispositivo fica transparente.

Veja abaixo um vídeo que explica mais do novo produto da Apple.

Vision Pro

/