‘Você é ativista’

Instituto Avon e W+K em campanha pelo fim da violência contra mulheres

19.11.20

Com o objetivo de encorajar o público a se engajar na luta pelo fim da violência contra mulheres, o Instituo Avon apresenta campanha criada pela Wieden+Kennedy São Paulo, que traz a assinatura "Se você não é conformista, você é ativista."

A ação voltada às plataformas digitais da marca terá início nesta sexta-feira (20) e pretende ajudar a desmistificar o caráter radical do ativismo, indicando diferentes formas de protesto em relação às diversas manifestações de violência de gênero.

Os filmes (assista abaixo a três deles, de um total de seis) que integram a campanha trazem ilustrações e buscam, segundo a agência, uma "linguagem leve", para descrever diferentes tipos de ativistas que contribuem para provocar mudanças na nossa sociedade.

Focada nas redes sociais, a estratégia integra os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, que, no Brasil começam no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e seguem até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

A ação do Instituto Avon contará com conteúdo diário que mostrará tipos diferentes de ativismo para servirem de inspiração. A campanha será replicada pelas empresas signatárias da Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas e, também, em todas as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

"Dois dos pilares de atuação do Instituto Avon são a promoção do conhecimento e do engajamento da sociedade. Neste sentido, criamos essa campanha para ajudar as pessoas a adotarem pequenas atitudes transformadoras, no dia a dia, para o posicionamento em relação à defesa da mulher", comenta Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

"A gente não queria apenas falar com 'convertidos', ou com os ativistas clichês do imaginário popular, que são pessoas que já são conscientes das suas ações e que enfrentam cotidianamente a violência contra a mulher. A gente queria converter novas pessoas mostrando que o ativismo é múltiplo e que até você que não imagina que é um ativista, talvez seja um – e tenha mais poder nas suas mãos do que imagina", ressalta Mariana Borga, diretora de criação da W+K.

Ficha Técnica:

AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo