arrow_backVoltar

WMcCann 2

Agências oficializam união

26.04.10

A W/ e a McCann Erickson oficializaram, na manhã desta segunda-feira (26), a união entre as duas agências. Na última sexta-feira, 23, adiantamos por aqui a saída de Alexandre Okada da vice-presidência de criação da McCann, bem como o fato de a parceria com a W/ estar selada.


Confira abaixo o comunicado, na íntegra:


"Washington Olivetto, Luca Lindner e Fernando Mazzarolo, têm a honra e o prazer de comunicar o surgimento da WMcCann.  


Uma união de sonhos similares. 


Um casamento baseado na comunhão de ideias e ideais.


A WMcCann surge neste ano de 2010 quando muito se comenta a respeito da necessidade de recuperação da auto-estima da publicidade brasileira, tanto dos pontos de vista criativos e negociais, quanto dos pontos de vista éticos e morais. Unindo o maior nome da publicidade brasileira - e um dos maiores nomes da publicidade mundial de todos os tempos - com a mais tradicional e uma das mais sólidas e respeitadas agências de publicidade do planeta.


O projeto WMcCann tem por ideologia e princípio não ser apenas bem sucedido para os diretamente envolvidos nele. Ambiciona muito mais:


Pretende gerar altos índices de felicidade per capita para todos os que se relacionarem direta ou indiretamente com a agência. Sejam clientes, colaboradores, fornecedores ou simplesmente consumidores.


Pretende reacender o orgulho dos profissionais de publicidade de todo o Brasil e a admiração que os profissionais de todo o mundo sempre tiveram pela propaganda brasileira.


Pretende criar o novo, recriar o já existente, cumprir as suas obrigações básicas de vender produtos e construir marcas, mas gerar também, e prioritariamente, campanhas que entrem para a cultura popular do país.


Pretende tudo isso e muito mais, através de uma filosofia de trabalho e comportamento que pode ser resumida na frase que acompanhará a assinatura da agência:


WMcCann. A mais moderna agência tradicional do planeta. 


WMcCann:


O que ninguém sabia nem imaginava em 10 tópicos. 


1. Lideranças. 


- Washington Olivetto
Chairman da WMcCann, nomeado também Chief Creative Officer do McCann Worldgroup da América Latina e Caribe.


- Fernando Mazzarolo
Presidente da WMcCann


- Paulo Gregoraci
Vice-Chairman de Operações e Mídia da WMcCann


2. Ideologia.


- Ser vanguarda criativa tanto no mundo analógico quanto, e principalmente, no mundo digital.


 - Oferecer excelência em comunicação aos clientes internacionais com atuação no Brasil. 


- Oferecer excelência em comunicação aos clientes locais. 


- Oferecer excelência em comunicação e apoio aos clientes brasileiros com atuação, planos ou ambições em qualquer parte do mundo.  


- Atrair e desenvolver novos talentos. 


- Eliminar a competição interna tão comum nas agências de publicidade, implantando em toda a equipe a consciência de que é melhor ser co-autor de trabalhos brilhantes do que autor solitário de trabalhos medianos.


- Promover na propaganda brasileira e mundial a volta da criatividade embasada, mas espontânea, no lugar da mediocridade teorizada.


3. Princípios. 


- Não às campanhas políticas e de empresas governamentais (postura histórica de Washington Olivetto e da McCann durante muitos anos).


- Não às concorrências predatórias que agora, e finalmente, a ABA e a ABAP começam a discutir e combater.


- Não à publicidade fantasma criada apenas para festivais.


- Sim a todos os princípios éticos.


4. Tamanho.


Buscar incessantemente ser sempre a primeira em qualidade e uma das 5 primeiras em receita.


Detalhe importante: a WMcCann já nasce como a maior agência de publicidade do Rio de Janeiro, cidade spotlight do Brasil, particularmente nos próximos anos com o Mundial de Futebol e as Olimpíadas.


5. Equipes.


A filosofia da WMcCann é contar com a maioria dos talentos disponíveis, para o  atendimento dos clientes da agência, que devem crescer, e muito, com a chegada de Washington Olivetto.


Por outro lado, pelas análises feitas, várias novas posições de trabalho serão criadas para que a agência atinja os padrões de excelência ambicionados por seus líderes.


Portanto a WMcCann já nasce como contratante.


6. Primeiro dia de trabalho.


A WMcCann começa a operar no dia 1º de maio de 2010,  Dia do Trabalho.


A escolha dessa data, que neste ano cai em um sábado, tem duas características simbólicas:


A primeira é reforçar a ideia de que vamos trabalhar muito.


A segunda é deixar claro que vamos ser profissionais e competentes o suficiente para fazer o nosso trabalho com brilhantismo durante o período comercial (o mesmo dos nossos clientes) deixando os sábados, domingos, feriados e noites da semana para atividades de cultura e lazer que realimentam corpos e almas.


Nesse sábado de trabalho simbólico acontecerão duas feijoadas comemorativas: uma na sede de São Paulo na Rua Loefgren, 2527 - Vila Clementino (já em obras), e outra na sede Rio de Janeiro na Rua Visconde de Ouro Preto, 5 - 12ºandar - Botafogo. (também já em obras)


Os líderes da agência farão uma ponte aérea e estarão presentes nas duas feijoadas.


7. Nome do auditório.


No dia 10 de maio de 2010, na sede de São Paulo, será inaugurada a placa do auditório da WMcCann com o nome de Roberto Sampaio Ferreira, fundador da Bombril, primeiro cliente 100% brasileiro da McCann Erickson (1949), anunciante simbólico na carreira de Washington Olivetto e agora cliente da WMcCann.


8. Grande festa.


No dia 31 de maio de 2010 acontecerá uma grande festa para a equipe da agência, clientes, imprensa, amigos, “cerebridades” e celebridades no Teatro Bradesco, do Shopping Bourbon.


A festa contará também com um convidado especial dos EUA: o CEO do McCann Worldgroup, Nick Brien. 


Na ocasião, o presidente da Nestlé, Ivan Zurita –amigo e cliente do Washington  há  mais de 30 anos e cliente da McCann desde o início de sua vida profissional - fará uma saudação à WMcCann  e  Washington Olivetto apresentará o ex-Ministro da Cultura do Brasil e o sempre Ministro de culturas-que-se-unem, Gilberto Gil, com seu show Banda 2.


Antes e depois do show acontecerão coquetéis organizados por Deca Fasano, do Buffet Fasano.


9. Fato Inédito.


Daqui a 7 anos, quando completar 65 anos de idade, Washington Olivetto deixará de ser Chairman da WMcCann e Chief Creative Officer do McCann Worldgroup na América Latina e Caribe para se transformar em  Embaixador Criativo da WMcCann no Brasil e do McCann Worldgroup no mundo.


10. Clientes.


A WMcCann surge sem nenhum conflito de clientes.


A agência manterá o conceito, criado pela W/ em janeiro de 2009, utilizando o nome dos clientes como seu sobrenome nas peças criadas para cada um deles. 


Exemplos: WMcCann | Grendene                          
                 WMcCann | TIM
                 WMcCann | Nestlé


Trata-se de um lógico e merecido reconhecimento da co-autoria do anunciante em cada trabalho produzido."


Leia anteriores sobre assunto aqui e aqui.

WMcCann 2

/