arrow_backVoltar

ZenithOptimedia

Investimento publicitário deverá alcançar recorde

07.12.10

O investimento publicitário mundial deve crescer fortemente ao longo dos três próximos anos e exceder o pico anterior à recessão de 2008 em 2012, quando atingirá US$ 495 bilhões, previu a agência de compra de mídia ZenithOptimedia, nesta segunda-feira (06).

O investimento publicitário deve crescer em 4,9% este ano --ligeiramente mais que a projeção anterior de 4,8% --, 4,6% em 2011 e 5,2% em 2012 e 2013, impulsionado pelos mercados em desenvolvimento e por mídia digital, de acordo com a ZenithOptimedia, citada pela Reuters.


Os mercados em desenvolvimento devem responder por 35,9% do investimento publicitário total em 2013, ante os 31,5% deste ano, e a China superará a Alemanha como terceiro maior mercado publicitário mundial, atrás dos EUA e Japão.


Os investimentos devem crescer no período em todas as mídias exceto jornais e revistas, que estão perdendo leitores para a internet e cujas receitas publicitárias devem cair em 2% até 2013.


Televisão, cinema e mídia exterior devem apresentar desempenho superior à média do mercado, alavancados por novas tecnologias como HDTV, 3D e telas digitais.


Já a TV deve elevar sua fatia do investimento publicitário total em 41,8% até 2013.


A internet continuará a ser a mídia de crescimento mais rápido, com avanço projetado de 48% no período.

ZenithOptimedia

/