arrow_backVoltar

Cannes Lions 2014

Amir Kassaei: de refugiado a polêmico presidente de júri

19.06.14


A revista inglesa Shots aproveita o Festival de Cannes para celebrar sua edição de número 150. Dentre uma série de matérias especiais, destaca-se entrevista com Amir Kassaei, CCO global da rede DDB que, em 2012, desafiou o Cannes Lions ao afirmar publicamente que jurados haviam sido orientados a votar em peças e campanhas que favorecessem suas networks. Na ocasião, ele havia presidido o júri de Titanium & Integrated.



Dois anos depois, conforme ele relata à revista, aceitou voltar ao júri - agora como presidente de Film - após o Festival mudar seu regulamento e pedir que jurados assinem um termo confirmando que "agendas ocultas" são deixadas fora dos julgamentos. 



Entre suas expectativas para o júri, Kassaei revela que o festival como um todo deve ser pautado por cases em que criatividade use a tecnologia para conectar marcas a pessoas. Em Film, segundo ele, "é necessário redefinir o papel do conteúdo, especialmente em um momento em que temos multíplas telas e muito mais elementos interativos do que dez anos atrás". 



Perguntado sobre os desafios para a área de Film, Kassaei afirmou que "é preciso entender que não haverá mais audiência sentada em frente a uma caixa chamada televisão, esperando que você revolucione suas vidas; isso acabou. Precisamos nos perguntar qual o papel de Film nesse novo mundo conectado e como podemos usar storytelling e conteúdo para conectar pessoas a marcas e também evoluir a discussão em termos de entregar o que eles estão pedindo. Esse é o maior desafio para nossa indústria". 



Vida pessoal

A história de Kassaei também ganhou destaque na entrevista. Nascido em Teerã em 1968, ele foi recrutado para lutar na guerra entre Irã e Iraque aos 13 anos. Fugiu pela fronteira da Turquia e se refugiou na Áustria. Aceitou empregos de toda sorte até chegar ao mercado de comunicação - primeiro como cliente, depois como atendimento e, enfim, como criativo. Hoje Kassaei soma mais de 2 mil prêmios e é membro do Art Director's Club alemão, do Art Directors Club de Nova York, do D&AD e do CCA. 



A entrevista completa pode ser conferida na edição 150 da Shots.


Cannes Lions 2014

/