Festival do Clube 2015

Miguel Bemfica e suas 10 dicas

24.09.15

Recebido por uma plateia lotada na Sala Skol, Miguel Bemfica, diretor global de criação da McCann Erickson Worldgroup Europa conduziu em tom bem humorado a apresentação “10 dicas dos meus 20 anos de publicidade”, onde dividiu com o público as principais lições que aprendeu ao longo de sua jornada profissional.

Formado em jornalismo e acumulando passagens por agências como AlmapBBDO, DM9DDB, DPZ e JWT, em países como Brasil, Espanha e Itália, Miguel arrancou risos da plateia intercalando histórias vividas com cases que produziu para clientes como Volkswagen, Honda, Masp, Corona, Unicef, Zurich e Coca Cola.

Ao falar sobre a importância de ajudar outras pessoas a se desenvolverem no mercado publicitário, o também idealizador e fundador da Escola Cuca revelou ao mercado o ‘Creatinder’, aplicativo desenvolvido pela Isobar Brasil, que atende a instituição de ensino, para estudantes e outros profissionais que queiram entrar na área. Baseado no ‘Tinder’, o app permite ao usuário publicar seu portfólio e 'gostar' do conteúdo de terceiros; quando há um “match” (ou seja, quando a admiração for recíproca), os dois podem conversar para formar uma dupla. As duplas criadas a partir do app poderão entrar em contato com a Isobar e uma delas será escolhida para um estágio remunerado de três meses na agência. O ‘Creatinder’ já está disponível no Google Play e estará em breve na Apple Store.

Miguel finalizou seu painel ressaltando a importância da reciclagem e da troca de experiências entre os profissionais da área por meio de cursos, leituras e participações em eventos como o Festival do Clube. “A melhor escola é não parar nunca”, finalizou.

Confira abaixo as dicas do Miguel:

1 – Sem ideia? Criança! (veja exemplo aqui)
Sempre funciona quando a gente não sabe mais o que fazer.

2 – Aprenda inglês
Parece bobo, mas ajuda muito no desenvolvimento da carreira e da vida.

3 – Roubar de uma pessoa é crime. De muitas pessoas é pesquisa
Tem situações em que a gente não tem o que inventar. Se a ideia é boa, por que não se inspirar?

4 – Comece pelo final (aqui)
Na hora da criação, imagine a notícia ou o tweet que você quer que escrevam sobre a sua ação. Se a ideia não tiver potencial para alcançar o buzz desejado, mude de ideia.

5 – Gente real sempre parece real (aqui)
Parece óbvio, mas recomendo bastante que as pessoas e cases sejam reais, e não protagonizados por atores. O público percebe essa diferença.

6 – Use as suas ideias para ajudar outras pessoas
Se você tem a chance de ajudar pessoas que querem entrar ou se desenvolver na publicidade, faça isso. Vale a pena, é muito recompensador. Nossa profissão é maravilhosa, experimentem devolver um pouco do que vocês recebem todos os dias.

7 – A vida é muito curta para morar em um país só (aqui)
Isso não tem nada a ver com o momento político ou econômico do Brasil, tem a ver com a experiência cultural que você adquire. Nos ajuda a valorizar o que temos na vida e a ter mais repertório para criar.

8 – Não pergunte como foi o final de semana do seu chefe
Geralmente, ele passou trabalhando muito enquanto você estava surfando e curtindo a vida.

9 – Contrate pessoas melhores que você – ou trabalhe com amigos
Cerque-se de pessoas que tenham muita disposição e boas ideias.
A ideia deste filme foi de um estagiário com quem Miguel trabalhou na Espanha e na Itália (aqui).

10 – Pare de reclamar dos prazos
A gente reclama de muitas coisas e sempre culpa os outros por qualquer problema. Um prazo menor muitas vezes nos ajuda a fazer coisas melhores.
Miguel e sua equipe tiveram três dias para conseguir autorizações, produzir e filmar este case (aqui).

11 (Dica bônus) – Crie inveja
Não existe inveja boa. Faça algo tão incrível que o cara do lado vai ficar incomodado. Isso ajuda e motiva todo mundo.

Mariana Barbosa

Serviço: