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Compra de espaço publicitário movimenta R$ 134 bi em 2017

05.02.18

A compra de espaços em mídia movimentou o equivalente a R$134 bilhões em valores publicitários brutos no Brasil, no ano de 2017, segundo levantamento da Kantar Ibope Media.

"Observamos uma pequena retração no espaço ocupado em alguns meios, porém constatamos uma presença maior de marcas expostas na mídia no último ano", pondera Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da empresa.

Em cerca de 700 veículos monitorados pela Kantar, foram contabilizadas 84.320 marcas em 2017, um volume 1,4% superior ao registrado em 2016.

"A manutenção dos investimentos nos períodos de recessão coloca essas marcas em posição de destaque na lembrança do consumidor. A retomada no crescimento dos indicadores econômicos e a realização da Copa do Mundo apontam uma perspectiva positiva para o mercado publicitário neste ano", avalia a diretora.

O meio TV continua a liderar como a mídia que mais capta verbas do bolo publicitário, absorvendo 72% dos valores brutos no período, considerando TV aberta, TV por assinatura e merchandising.

Os investimentos em formatos digitais continuam crescendo. O Out Of Home (OOH) registrou alta de 38% em 2017, atingindo R$ 3,9 bilhões em valores publicitários brutos. O Rádio alcançou R$ 6 bilhões, aumento de 24% (houve a inclusão de novos mercados e ampliação no período da coleta nesse meio).

Jornal e Revista tiveram uma leve recuperação e mantiveram o patamar de investimento aferido em 2016, com 2% e 0% de variação respectivamente. Em ambas as mídias, observou-se um aumento nos investimentos em formatos especiais, segundo destaca a Kantar.

Leia anterior, com o ranking das 50 maiores agências brasileiras de 2017, aqui.

 

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