arrow_backVoltar

Por 3,7 bilhões de dólares

Publicis Groupe anuncia aquisição de gigante digital

03.11.14


O Publicis Groupe anuncia nesta segunda-feira (3) a aquisição da Sapient, rede de agências e serviços de consultoria fundada em 1990 nos Estados Unidos e atualmente integrada por três divisões: SapientNitro, Sapient Global Markets e Sapient Government Services. Em uma das maiores transações financeiras da história do mercado de comunicação, a holding francesa pagou US$ 25 por ação, chegando ao valor de US$ 3,7 bilhões para assumir 100% do controle da empresa.



“A Sapient é uma ‘jóia da coroa’, uma empresa única, nascida no ambiente tecnológico com força em marketing, comunicação e omni-channel, disciplinas que são igualmente importantes para auxiliar clientes da melhor forma possível a alcançar sua transformação digital. Essa aquisição dá ao Publicis Groupe acesso a novos mercados e a possibilidade de criar novos canais de receita”, analisou Maurice Lévy, chairman e CEO do Publicis Groupe, em comunicado. “Essa aquisição preenche uma série de objetivos do nosso grupo: vamos ampliar nossa posição de liderança no digital, alcançar meta de ter 50% de nossa receita oriunda do digital e de serviços tecnológicos, três anos antes do planejado, e expandir as capacidades de consultoria e tecnologia em novas frentes, oferecendo interessantes oportunidades aos nossos talentos”, complementou.



Com a aquisição, nasce a Publicis.Sapient, que será comandada por Alan J. Herrick, até então CEO da Sapient. A nova operação vai integrar todos os negócios da antiga Sapient e algumas das principais operações digitais do Publicis Groupe, como Razorfish, DigitasLBi e Rosetta.



No Brasil, a Sapient está presente por meio da operação da SapientNitro, agência que tem o digital como sua principal expertise e que chegou ao país em sua estrutura atual no início de 2013, com a aquisição da iThink. Ainda não há confirmações sobre possíveis mudanças na estrutura atual, comandada pelo CCO Marcelo Tripoli e pelo diretor-geral Raffael Mastrocola. Porém, tudo indica que ela deve ser unificada com as operações de Razorfish e Digitas, que estão no Brasil – sob a liderança de Alfredo Reikdal.



Terceiro maior grupo de comunicação do mundo, o Publicis também controla uma série de outras agências no Brasil, como F/Nazca S&S, Leo Burnett Tailor Made, Publicis Brasil – e suas demais operações –, Talent e DPZ.


Por 3,7 bilhões de dólares

/