SxSW 2015

Nos vemos no próximo século (Rui Piranda)

16.03.15

Neste domingo, fiquei na dúvida se assistia ou não o Keynote de Martine Rothblatt, uma pesquisadora, transexual, que continua casada com a mesma mulher e é líder de uma das empresas mais respeitadas de tecnologia para o desenvolvimento humano: a United Therapeutics Corporation.

Fiquei pensando que seria uma palestra sobre a eternidade dos rastros que deixamos hoje no mundo digital. Sim, eles sobreviverão a você.  Mas... minha curiosidade antropológica falou mais alto.

A questão colocada por Martine é que estes rastros formam a sua memória, seus hábitos, suas escolhas. Formam um você, fora de você.

Martine chama isso de Mind File. Mas pense: basta criar um lugar onde suas memorias se concentrem, junte a isso um dispositivo que grave e use sua voz e teremos seus passado falando. Há uma outra questão que se soma: existem os modelos preditivos que podem alimentar esta memória.

Este você fora de você passa a poder tomar decisões, baseadas em você, em suas opiniões (likes e comentários). Isto quer dizer que você vai evoluir, será eterno, mas fora de você. Pense nisso. Marine pensou e ainda diz que existirão psicólogos e psiquiatras especializados em lidar com a frustação deste seu eu que não é você. Afinal, não será ético desligá-lo (a não ser que você queira).

Mas e o corpo? Pergunte, vamos, tenha coragem?! Bem, seu corpo já dura muito  mais do que antes, graças à medicina e a cosmética. E já existe a máquina que mantém órgãos humanos “frescos” para transplante. A United Therapeutics Corporation criou e já lançou este equipamento.

Ah, esta mesma empresa tem autorização do governo para estudar como transformar órgãos de outras espécies (porcos, cães, gatos, cavalos) em órgãos humanos. Junte isso a toda tecnologia de extensão e empoderamento do corpo: mecanismos para novos braços, novas pernas. Pois é, no SxSW falamos sobre eternidade em várias seminários.

Pessoas como John Nosta, Digital Health Innovationist & Strategic Thinker NostaLab (empresa vinculada à NASA), afirmou em sua palestra “DATA is a new Drugs?” que a informação armazenada de cada indivíduo vai ajudar aquilo que ele chama de corpo coletivo (sociedade).

Mas ninguém aqui usa um tom de “ficção científica”. Martine, John e todos lidam com tecnologia voltada ao “desenvolvimento da humanidade”. Falam  como se fosse fato. Favas contadas (como diria minha avó).

Uma coisa é certa: o hoje já nos traz a eternidade. O que poderia ser mais extraordinário?

Rui Piranda, Diretor Executivo de Criação da FCB Brasil

Leia o texto anterior do Rui Piranda com foco no SxSW aqui.

O Rui e o Clubeonline estão no SxSW 2015. A cobertura é um oferecimento da BorghiLowe, DM9DDB, FCB Brasil e HungryMan.

Leia anterior sobre SxSW aqui.

Nos siga no Instagram: @festivaldoccsp

SxSW 2015