arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2014

Sergio Valente vai bater um papo conosco. Eu não perderia!

12.09.14


Engenheiro civil e administrador de empresas por formação, o baiano Sergio Valente, diretor geral de comunicação da Rede Globo, conta que deixou a engenharia quando percebeu que “gostava mais de vender apartamentos do que construir prédios.”



Apesar das dificuldades em trocar de ofício, por oposição da família, o jovem decidiu apostar na nova carreira e, atualmente, acumula mais de 25 anos de experiência profissional no mercado publicitário e de comunicação.



Para trocar impressões sobre o caminho percorrido, Valente estará conosco, durante a edição de 2014 do Festival do CCSP.



“Engenharia não é construir prédios. É construir coisas. Por isso que o presidente do Itaú é engenheiro, o presidente da Telefônica é engenheiro, e assim vai", declarou Valente em entrevista, sobre a importância de sua formação. Com pós-graduação na Universidade de Harvard, dedicou-se por 15 anos ao Grupo ABC e à DM9DDB, agência que presidiu de janeiro de 2005 a janeiro de 2013.



Mas a DM9 não foi seu primeiro desafio profissional na área da publicidade. Teria tudo para ter sido, não fosse seu grande amigo, Nizan Guanaes, atualmente chairman do Grupo ABC, ter “fechado” as portas da agência para ele.



Valente, que era próximo de Nizan desde os 14 anos de idade, veio da Bahia, onde já estava trabalhando com publicidade, para São Paulo, em 1992, para batalhar por um espaço no mercado. Guanaes tinha lançado há pouco tempo a DM9 (1989).



Quando ele chegou à agência de Nizan, ouviu “uma coisa muito dura”, nas palavras de Valente, mas que ele "agradece muito". O amigo teria dito então que ele deveria “vencer pelo seu próprio talento", por isso não iria trabalhar lá. Ao refletir sobre esse começo, o profissional acredita que, se tivesse entrado na DM9 naquela ocasião, talvez não teria traçado sua história de sucesso. “A ralação foi muito importante pra mim."



Graças a essas circunstâncias, o jovem Valente começou em São Paulo compondo jingles na produtora RB. Jacques Lewcowickz gostou de suas composições e o convidou para se juntar à equipe da Lew'Lara.



Depois, foi convidado por Geraldo Walter, que comandava a divisão institucional da DM9, a se juntar à agência – apesar da resistência de Guanaes. Ele começou na DM9 como redator júnior. Participou da criação de campanhas para clientes como cerveja e guaraná Antarctica, Banco Itaú e do lançamento da marca Telefônica no Brasil. Onze anos depois, com 40 anos, assumiu a presidência da agência.



Em fevereiro de 2013, Valente foi para a Rede Globo, como diretor de comunicação. Um de seus grandes desafios é gerir e ampliar o impacto da marca, com o olhar voltado para a inovação. Sergio também é responsável pelos projetos institucionais da Globo no Rio e em São Paulo, pelo desenvolvimento do relacionamento da emissora com públicos estratégicos e com a comunidade local.



O trabalho de Valente já foi reconhecido por meio da conquista de prêmios, além de participações em júris no Brasil e no exterior (foi jurado em premiações como Cannes, nas categorias Film e Titanium, e o primeiro brasileiro a presidir o Eurobest).. Como presidente da DM9, ultrapassou a marca de 100 Leões conquistados no Festival Internacional de Criatividade de Cannes e ajudou a agência a acumular dois títulos de “Agency of The Year”, além de um GP, na categoria Cyber, em 2005. No Brasil, recebeu três vezes o prêmio “Profissionais do Ano”, pela DM9, em sua gestão. 



Valente também é membro ativo de diversas ONGs, como Todos Pela Educação e Associação Saúde Criança, além de criador de projetos de comunicação como Faça Parte - movimento da sociedade civil que incentiva o voluntariado e a Educacão no país - e Anjinhos do Brasil, plataforma de comunicação da CNBB, voltada para as crianças.



O diretor de comunicação da Globo é um dos nomes confirmados para essa edição do Festival do CCSP, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro, na Cinemateca Brasileira, reunindo palestras, debates, workshops, revisão de portfólios, exibição de longas e muito mais. Confira boa parte da lista de debatedores e palestrantes aqui.



A venda de ingressos para a edição de 2014 do evento já começou: visite lojinha do Clubeonline e garanta o seu. O valor será o mesmo do ano passado: R$ 390, para os três dias do Festival. Estudantes pagam meia.



E atenção: sócios do Clube de Criação de São Paulo, em dia com a anuidade, têm entrada gratuita garantida, basta se identificar durante o processo de credenciamento. Aqueles que não estão em dia, devem fazê-lo antes do Festival, na sede do CCSP, ou poderão pagar no próprio evento. Dessa forma, terão a entrada liberada.



Se você não é sócio, entre em contato com o CCSP e agilize sua associação. Você terá diversos benefícios, além do acesso gratuito ao Festival. Ligue para 55 11 3030-9322 ou mande email para ccsp@ccsp.com.br e obtenha mais informações.



Aproveite e confira este breve vídeo para conhecer ou rever bons momentos da edição anterior do Festival do CCSP.



Clique aqui para acessar o hotsite do Festival do CCSP 2014.



Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo

Dúvidas: 55 11 3030-9322

ccsp@ccsp.com.br

Hotsite: www.festivaldoccsp.com.br





 


Festival do CCSP 2014

/