Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Será que a Commonwealth vai funcionar?
Um trio de executivos se reuniu em um café de Birmingham, no Michigan. Apesar de parecerem clientes comuns, estavam tramando planos para constituir uma nada usual união de agências. No final da reunião, Todd Grantham, Joe García e Joel Ewanick arremataram os detalhes de uma joint venture formada pelas holdings rivais Omnicom Group e Interpublic Group, com o intuito de atender à poderosa conta criativa mundial da Chevrolet. O nome da cafeteria era Commonwealth.
Agora, o articulista Stephen Williams, do AdAge, questiona se a parceria entre os grupos concorrentes Interpublic e Omnicom, formando a 'agência global' Commonwealth, para atender a Chevrolet (leia aqui), irá realmente funcionar.
Ele afirma que o acordo foi festejado como "histórico" pelos executivos da Goodby Silverstein & Partners (do Grupo Omnicom) e da McCann Erickson Worldwide (do Grupo Interpublic). Por outro lado, o articulista pondera que "muitos" do mercado publicitário estão "menos impressionados" com o acordo.
Segundo ele, alguns enxergam isso como um movimento defensivo das agências, pressionadas a cortar custos. De acordo com uma fonte de Williams, a GM não vai pagar diretamente à Commonwealth, mas às empresa ou sociedades que fazem parte da joint venture, tornando-a mais uma estrutura de gerência do que uma entidade verdadeiramente nova.
A Commonwealth terá inicialmente 280 criativos em escritório localizado na Woodward Avenue, no centro de Detroit. A oficina se unirá aos hubs como os raios de uma roda, em todo o mundo, onde estará seu diretório formado por oito pessoas (incluíndo os criativos da McCann Linus Karlsson, Prasoon Joshi e Washington Olivetto, junto ao próprio Goodby, que estará à frente).
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Leia artigo do AdAge na íntegra aqui.