Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Disney transforma heroína de Valente e sofre críticas
A heroína Merida, de "Valente" (2012), entrou para o grupo das Disney Princess, que reúne princesas de algumas das animações mais famosas de Walt Disney, como Cinderela, Branca de Neve e Ariel.
A coroação, no entanto, só foi possível após a heroína, que não queria casar e não fazia o perfil mulherzinha, receber traços mais suaves e sensuais.
Merida, que era uma aposta progressista contra o padrão feminino de beleza, tem agora um vestido mais decotado, corpo mais violão e maquiagem chamativa.
A Disney alega que a personagem entrou na puberdade, amadureceu. Mas os fãs de "Valente" estão chiando. Uma petição online, endereçada ao CEO da Disney, Bob Iger, conta com mais de 110 mil assinaturas de pais que querem que seus filhos admirem a princesa durona, de cabelo selvagem, com seu arco e flecha. Resumindo, eles querem Merida, mas na versão original.
Entre os críticos, está a roteirista e codiretora da animação, Brenda Chapman, que acusou a companhia de Walt Disney de "marketing descaradamente machista e baseado no dinheiro", em entrevista ao site da revista americana The Atlantic.
Brenda lembrou que a personagem foi pensada com o intuito de quebrar o estereótipo feminino, ideal de que a Disney agora abre mão. Merida foi criada para dar às menininhas um exemplo de vida mais forte, algo com substância, e não apenas um rostinho bonito esperando por romance.
As informações são da Veja.