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Abap quer agências sustentáveis
A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) anunciou nesta quinta-feira (31) o lançamento dos "Indicadores de Sustentabilidade da Propaganda Brasileira", com o objetivo de promover a produção de publicidade responsável e o consumo sustentável, como o presidente da entidade, Luiz Lara, já havia adiantado ao Clubeonline (leia aqui).
O anúncio aconteceu durante encontro realizado em Imbassai, na Bahia, e abriu o evento "Nordeste. A bola da vez", que vai reunir até domingo (03) empresários de comunicação de todo o país.
Quando estiverem concluídos, os indicadores de sustentabilidade serão um conjunto de diretrizes para que as agências adotem práticas sustentáveis.
Os indicadores também irão mensurar o grau de envolvimento das agências nessas ações.
A Abap pretende com essa iniciativa criar um ranking nacional de sustentabilidade entre as agências, incentivando a adoção das práticas.
"Vai ser um debate público e democrático", afirma Luiz Lara, presidente da Abap, ao citar todo o processo de aprovação dos indicadores.
No início de abril, será lançado um hotsite com o resultado do trabalho da Abap e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), com 22 indicadores de sustentabilidade.
Nas quatro semanas seguintes serão recebidas sugestões e críticas da sociedade. Após essa fase, serão realizadas rodadas técnicas presenciais com representantes de agências e de veículos. Após todos esses fóruns de discussão, haverá a redação final dos índices.
Os indicadores iniciais, que receberão sugestões e críticas nas próximas semanas, levantam questões como monitoramento do gasto de energia das agências, incorporação de princípios éticos, se há campanhas voluntárias para comunidades do entorno das agências, entre outras.
Em paralelo aos indicadores, será lançado o "Prêmio Abap de Sustentabilidade". Haverá duas categorias: uma só para as agências de publicidade e uma para a agência em conjunto com o cliente.